This is how your name and profile photo will appear on Panoramio if you connect this Google+ account.
You cannot switch to a different account later.
Learn more.
A fortaleza situa-se ao Norte da Ilha de Santa Catarina, entre as praias de Jurerê e do Forte, a 25 km do centro de Florianópolis. Para chegar lá, deve-se ir até o final do Jurerê Internacional (na sede de praia do Clube 12 de Agosto) e dobrar à esquerda. Há um pequeno trecho de estrada de chão.
Construída entre 1740 e 1744 pelo Brigadeiro Silva Paes para cruzar fogos com as fortalezas de Ratones e de Anhatomirim, a Fortaleza tem os edifícios principais (Casa do Comandante, Paiol da Pólvora, Quartel da Tropa, Cozinha, Capela, Casa da Guarda e Calabouço) distribuídos em três terraplenos, interligados por rampas. A Bateria São Caetano, a 100 metros de distância, complementou, a partir de 1765, a defesa do lado leste da fortaleza. Em 1777, a fortaleza de São José foi tomada pelos espanhóis que invadiram a região. Após este episódio, ela foi abandonada. Em 1938, já arruinada, foi tombada em âmbito federal. Sofreu obras parciais de recuperação, até que em 1991 e 1992 foi restaurada, tendo agora espaço para exposições dos registros da prospecção arqueológica que sofreu, de aspectos relacionados ao seu cotidiano e às obras de restauração, além do artesanato de referência cultural, inclusive a renda de bilro, lembrando que no litoral catarinense é onde existe a maior concentração de rendeiras do País.
Comments (2)
FORTALEZA SÃO JOSÉ DA PONTA GROSSA
A fortaleza situa-se ao Norte da Ilha de Santa Catarina, entre as praias de Jurerê e do Forte, a 25 km do centro de Florianópolis. Para chegar lá, deve-se ir até o final do Jurerê Internacional (na sede de praia do Clube 12 de Agosto) e dobrar à esquerda. Há um pequeno trecho de estrada de chão. Construída entre 1740 e 1744 pelo Brigadeiro Silva Paes para cruzar fogos com as fortalezas de Ratones e de Anhatomirim, a Fortaleza tem os edifícios principais (Casa do Comandante, Paiol da Pólvora, Quartel da Tropa, Cozinha, Capela, Casa da Guarda e Calabouço) distribuídos em três terraplenos, interligados por rampas. A Bateria São Caetano, a 100 metros de distância, complementou, a partir de 1765, a defesa do lado leste da fortaleza. Em 1777, a fortaleza de São José foi tomada pelos espanhóis que invadiram a região. Após este episódio, ela foi abandonada. Em 1938, já arruinada, foi tombada em âmbito federal. Sofreu obras parciais de recuperação, até que em 1991 e 1992 foi restaurada, tendo agora espaço para exposições dos registros da prospecção arqueológica que sofreu, de aspectos relacionados ao seu cotidiano e às obras de restauração, além do artesanato de referência cultural, inclusive a renda de bilro, lembrando que no litoral catarinense é onde existe a maior concentração de rendeiras do País.
conheci e amei, ainda mais por saber um pouco da nossa história.