Mural de azulejos na Estação de São Bento, Porto

Selected for Google Maps and Google Earth

Comments (10)

Rubens Craveiro on August 15, 2009

Estação de São Bento: é uma estação ferroviária localizada na Praça de Almeida Garrett, na Invicta cidade do Porto, Portugal, inaugurada em 1916, embora o primeiro comboio tenha circulado em 7 de Novembro de 1896. Tem essse nome porque foi edificada no mesmo local onde existiu o Convento de São Bento de Avé-Maria que datava do século XVI. Na foto os azulejos O Torneio de Arcos de Valdevez e Egas Moniz apresentando-se com a mulher e os filhos ao rei de Leão Afonso VII, parte de um conjunto de azulejos, que ocupam uma área de 550 metros².

O Torneio de Arcos de Valdevez foi um combate travado em 1140, à maneira medieval, nas margens do rio Vez, perto de Arcos de Valdevez, onde os portugueses venceram os Leoneses. O armistício decorrente deste Torneio, assinado entre Afonso VII e Afonso Henriques, foi o primeiro passo para a celebração do Tratado de Zamora, em 1143, que marcou a data da independência de Portugal e o início da dinastia afonsina.

O não cumprimento de juramento de vassalagem compromissado por Afonso Henriques, com o aval de Egas Moniz rico-homem portucalense, da linhagem dos Riba Douro, motivou a sua apresentação com a mulher e os filhos, a Afonso VII, rei de Leão, em Toledo, colocando ao dispor do imperador, a sua vida e a dos seus, como penhor pela manutenção do juramento de fidelidade. Comovido com tanta honra, o Imperador tê-lo-ia perdoado e mandado em paz de volta a Portucale. (Wikipedia)

Jesus Municio on August 16, 2009

Se agradece que acompañe a esta bella fotografia una completa lección de historia que ilustra el magnífico mural de azulejos. Un abrazo. jesús

Rubens Craveiro on August 16, 2009

Jesús Municio

Obrigado pela visita . Realmente a pesquisa enriquece o nosso conhecimento. Rubens

Paulo Yuji Takarada on September 23, 2009

Rubens Craveiro, visitar esta foto é mergulhar nos mínimos detalhes através de seu riquíssimo comentário, parabéns pelo registro e seu trabalho!

Saudações, de Dourados - Mato Grosso do Sul - Brasil

Rubens Craveiro on September 25, 2009

Paulo Yuji Takarada:

Obrigado pelo gentil comentário; também achei o episódio de Egas Moniz emocionante; deveria servir de motivação à vulgaridade com que se encara hoje em dia a palavra empenhada, o compromisso com a verdade. Saudações Rubens

Parruco on November 27, 2009

Parabens Rubens, por suas palavras amaveis e gentis a minha pessoa, em me receber em tua cidade.

Parabens tambem pelo facto de divulgar o Porto, cidade Invicta, isto é nunca foi penetrada por nenhum exercito ou força militar.

Rubens Craveiro, Que nossa amizade seja como a calçada Portuguesa, ou os Azulejios que estão retratados nas estaçoes de Portugal, e principalmente na estação de São Bento no Porto

Amizade Verdadeira, palavra sem descrição.

Saudações desde Vila Chã - Vila do Conde -- Portugal

Tomros on October 19, 2011

Hello Rubens, Wonderful scenic view!

Like 1.


Greetings, Tomas from Toronto

Ana María Ossorio Ló… on November 14, 2013

Excelente toma Rubens! Un hermoso trabajo digno de destacarse. Aquello que no podemos ver tenemos la suerte de encontrarlo aquí, gracias a estas bellas fotos--me gusta 2--AnaM

josé cândido on September 29, 2014

Amigo Rubens Craveiro,
Bonita captura dessa arte típica portuguesa, os azulejos. Existem imensas casas cujas fachadas estão cobertas por painéis de azulejos, mais ou menos bonitos. Like + Fav.

Curioso que existam muitas casas cujos proprietários foram emigrantes no Brasil tendo feito fortuna na exploração de café, cacau e borracha, principalmente. Na cidade de Fafe, perto de Guimarães, podem ver-se muitos desse exemplares.

Acresce ainda referir que a "lenda" de Egas Moniz, não é certa que tenha sido assim como nos contaram na escola básica. Apareceram dados que indicam que essa lenda terá sido "inventada" e redigida cerca de cento e cinquenta anos depois pelo trovador João Soares Coelho, que se apresentava como trineto do “Aio” e que o terá feito para enaltecer os feitos de sua família na pessoa de seu trisavô Egas Moniz.

Os melhores cumprimentos desdeGuimarães , Portugal para Brasília, Brasil.
Abraços, josé cândido

josé cândido on September 29, 2014

Em tempo: Fico espantado com a capacidade que algumas pessoas tem de reparar em pequenos pormenores e conseguir entender e valorizar o que representam.
No caso concreto, tratando-se de uma lenda com quase mil anos e que respeita a um pormenor da história de Portugal, como chegou ao Egas Moniz, sendo natural que, como brasileiro, não tenha que saber esse tipo de pormenores da história de Portugal.

Parabéns pelos seus conhecimentos.

Abraços, josé cândido

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Photo details

  • Uploaded on August 15, 2009
  • © All Rights Reserved
    by Rubens Craveiro

Groups