Morro da Urca e Pão de Açucar 1 (1976), desde o Morro do Pasmado, Rio

Selected for Google Maps and Google Earth

Na foto, vemos o Morro da Urca (220m de altura), o Pão de Açucar (396m de altura), o Mar defronte a Praia Vermelha e, na linha do horizonte, as elevações de Niteroi. Não visível na foto, por trás do Morro da Urca e do Pão de Açúcar, fica o Morro Cara de Cão (98m de altura), palco da fundação da Cidade por Estácio de Sá, em 1º Mar 1565. Distinguem-se ainda, edifícios da Av Pasteur em Botafogo e da Av Mar Cantuária na Urca, o EPV com 14 andares, na Praia Vermelha e parte da enseada de Botafogo, com alguns barcos na marina. A Praia Vermelha, na base do Morro da Babilônia (não visível na foto), junto ao monumento aos mortos da intentona comunista de 1935. O Pão de Açucar, o Morro da Urca e a Praça Gen Tibúrcio (não visível na foto) estão ligados por um teleférico, conhecido por “bondinho do Pão de Açucar”. Na Praça Gen Tibúrcio funcionam Escolas de Nível Superior das Forças Armadas: Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e Instituto Militar de Engenharia (IME).

Na foto o edifício mais alto, em três Blocos, próximo ao Morro da Urca abriga os oficiais que estão cursando a ECEME e o IME.

Show more
Show less
Save Cancel Want to use bold, italic, links?

Comments (12)

Rubens Craveiro on November 24, 2009

Na foto vemos o Morro da Urca (220m de altura), o Pão de Açucar (396m de altura), o Mar defronte a Praia Vermelha e, na linha do horizonte, as elevações de Niteroi.

A Praia Vermelha, na base do Morro da Babilônia (não visível na foto), o Morro da Urca e o Pão de Açucar estão ligados por um teleférico, conhecido por “bondinho do Pão de Açucar”.

O trecho inicial, entre a Praia Vermelha - Morro da Urca, numa extensão de 575m, foi inaugurado em 27 Out 1912; no ano seguinte, em 18 Jan 1913, foi inaugurado o trecho Morro da Urca - Pão de Açúcar, com extensão de 750m; era um bondinho de madeira, com capacidade para 24 pessoas.

Em 29 Out 1972 os atuais bondinhos começaram a funcionar com novo e moderno teleférico, com quatro carros, cada um com capacidade para 75 pessoas. Em 1979, o bondinho foi cenário do filme 007 Contra o Foguete da Morte.

Algumas personalidades que já realizaram o passeio no bondinho: John Fitzgerald Kennedy, Albert Einstein, Lech Walesa, Gina Lollobrigida, Papa João Paulo II (Fonte: Wikipedia e Riotur)

AntonioJVidaL on November 24, 2009

Um cartão-postal apresentado aqui pelo autor. Descreve ainda em detalhes, características únicas deste "pedaço" lindo do Rio de Janeiro. Acrescento ainda com permissão do autor que a região abriga a Fortaleza de São João, construída em 1565, onde em suas dependências, funciona a Escola Superior de Guerra, referência em estudos estratégicos. Lógico que não poderia deixar de salientar, o ângulo encontrado pelo autor para realizar este trabalho sensacional. Parabéns amigo Craveiro.

Rubens Craveiro on November 24, 2009

Meu bom amigo AJoVidal:

Obrigado pelo acompanhamento e pelo acréscimo ao meu comentário, relativo à Fortaleza de São João e à ESG; eles complementam a minha informação. É um lugar que me toca de perto; residi três anos na Praia Vermelha, sentindo diariamente este cheirinho de maresia. Brincadeira à parte, eu fiquei sensibilizado e contente com o seu comentário. Agradeço-lhe com um abraço. Rubens

AntonioJVidaL on November 24, 2009

Amigo Craveiro: Esta região do Rio de Janeiro, como outras também, é riquíssima fotograficamente falando. Há inúmeras fortificações, quartéis e prédios históricos que com certeza, eu passaria um mês inteiro só fotografando. Minha grande vontade mesmo é ir a Ilha das Cobras, Comando Geral do glorioso Corpo de Fuzileiros Navais da nossa Marinha do BRASIL. Há ainda, em frente ao CFN, a Ilha das Enxadas, local onde abriga a EFOMM, Escola de Formação dos Oficiais da Marinha Mercante...belo lugar. Um forte abraço Artilheiro!

Ruben Padilla on November 24, 2009

Hola mi buen Amigo Rubens

Gran toma y muy Bella composición has logrado Captar!!!

Te agradezco por tu visita y tus apreciables comentarios, me alegra que te guste esta imagen! recibe un gran abrazo.

Que tengas un buen Día.

Saludos Cordiales desde Sombrerete, Zacatecas, México hasta BRASIL.

PESZAO

Rubens Craveiro on November 24, 2009

Amigo AJoVidal

Realmente o Rio é um repositório de antigos e belos monumentos de nossa história, principalmente a nossa história militar. Espero que realize a sua aspiração com o tempo necessário para boas fotografias, para a alegria de toda a família do Panoramio; quando isto acontecer não deixe de visitar a Fortaleza de Santa Cruz, herança da tentativa francesa de nos colonizar. Com um abraço Rubens

Jesus Municio on November 24, 2009

Bonita toma del baul de los recuerdos. Un abrazo. jesús

Rubens Craveiro on November 26, 2009

Meu bom amigo Rubén:

É uma renovada alegria receber a sua visita e ler o seu, sempre, bem acatado comentário. Fiquei feliz porque gostou da foto do Pão de Açúcar, um dos símbolos do Rio. Obrigado e o meu abraço daqui de Brasilia. Rubens

D. VERDU on December 2, 2009

RUBENS,

GRACIAS POR TU VISITA,

TUS FOTOS MUY BONITAS Y MUY GUAPAS.

UN SALUDO.

Rubens Craveiro on December 31, 2009

Amigo Domingo:

Obrigado pela visita e pelo gentil comentário. Com um abraço Rubens

Ana María Ossorio Ló… on February 14, 2013

Genial!--me gusta 1 YS 1--AnaM

sea-herdorf (♂) on June 2

Hallo Rubens

Es war ein eindruckvolles Ereignis, mit der Seilbahn, auf den Zuckerhut zu fahren.

Rio de Janeiro ist eine wunderschöne Stadt.

Eine sehr schöne Aufnahme

gefällt mir + f

freundliche Grüße aus Deutschland

sea-herdorf

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Photo taken in Botafogo, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brazil

Photo details

  • Uploaded on November 24, 2009
  • © All Rights Reserved
    by Rubens Craveiro

Groups