Piazza San Marco - Venezia (Italia) ©Germano Schüür

Selected for Google Maps and Google Earth

Comments (6)

Germano Schüür on August 14, 2007

Veneza ( em italiano Venezia, em vêneto Venezsia) é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Veneza, com cerca de 266.181 habitantes, conhecida pelos seus canais e pela catedral de São Marcos. Estende-se por uma área de 412 km2, tendo uma densidade populacional de 646 hab/km2. Faz fronteira com Campagna Lupia, Cavallino-Treporti, Chioggia, Jesolo, Marcon, Martellago, Mira, Mogliano Veneto (TV), Musile di Piave, Quarto d'Altino, Scorzè, Spinea.

A cidade se tornou uma potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. Eram suas feitorias cidades como Negroponto e Dirraquium, assim como ilhas inteiras: Creta, Rodes, Cefalônia e Zante, por exemplo. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo.

A famosa Ponte Rialto, em Veneza, foi construída em 1588. O projeto, assinado por Antonio da Ponte, venceu um concurso que teve participação de célebres artistas, como Michelangelo. Até 1854, esta ponte era a única maneira de os pedestres cruzarem o grande canal.

É uma cidade muito conhecida pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a viverem suas luas de mel lá. Passeios de barco e visitas a todos os lugares são programas promovidos por esses casais apaixonados...

Nesta Cidade Nasceram os Papas: Gregório XII, Eugênio IV, Paulo II, Alexandre VIII, Clemente XIII, Pio X

Fonte: Wikipedia

Emerson R. Zamprogno on February 14, 2009

Minha família é originária desta região, que ainda não conheço! Essa lancha em alta velocidade traz de novo o tema do clássico e moderno!

Wolfgang Wodeck on February 14, 2009

Caro Germano, esta é uma das poucas fotos de veneza que 'enchem os olhos' Show de imagem!

Mesmo considerando o performance da 5D é impossível deixar escapar o detalhe da exposição de 1/250 para capturar, sem congelar, a turbulência produzida pela lancha, deixando-a natural (mesmo em detrimento a excessiva luz) enriquecendo a composição bem como sua nitidez.

Saudações Wolfgang

MaryJo on February 14, 2009

Olá Germano, é fantástica pelo contraste entre o azul do céu e o verde da água, o antigo do edificio e o novo da lancha, o movimento desta num cenário estático. Parabéns, Mary

Rubens Craveiro on February 28, 2009

Bela foto dessa poderosa Cidade-Estado medieval que aos poucos sucumbe à força da natureza no fenômeno cada vez mais frequente da trágico-cativante “água alta”. Urge que a engenharia encontre uma solução à altura da beleza de Veneza.

O autor conseguiu captar para os atuais admiradores e para as gerações futuras todo o encanto dessa esplendorosa cidade.

A foto mostra a força da arquitetura gótica do “Palazzo Ducale”, do “Campanário”, do acesso à “Piazzetta San Marco” e do canal de acesso à “Ponte dos Suspiros”. Ancorados à margem distinguimos as “Gôndolas”, os “Vaporetos” que transitam conduzindo os turistas pela deslumbrante paisagem da Laguna no Adriático, bastante valorizada, em seu verde azulado no terço inferior da foto, representando o poderio medieval dessa cidade aquática e sua significação atual para o turismo na Itália.

No terço inferior esquerdo destaca-se a veloz lancha que completa, com o contraste entre o antigo e o moderno, a representação da admiração de gerações por essa cidade milenar.

O uso correto do diafragma e da velocidade conseguiu captar a profundidade de campo adequada para fixar toda a beleza, da cidade à distância e o movimento do barco próximo. Best of Panoramio

Rubens Craveiro on August 25, 2009

Amigo Germano:

Que bom rever Veneza pela lente de sua câmara!Revisitei a sua foto e a elegi como The Best of Panoramio Rubens

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Germano Schüür
Caxias do Sul \u002D Rio Grande do Sul, República Federativa do Brasil

Photo details

  • Uploaded on August 13, 2007
  • © All Rights Reserved
    by Germano Schüür
    • Camera: Canon EOS 5D
    • Taken on 2007/07/26 12:32:09
    • Exposure: 0.004s (1/250)
    • Focal Length: 50.00mm
    • F/Stop: f/10.000
    • ISO Speed: ISO400
    • Exposure Bias: 0.00 EV
    • No flash

Groups