Panoramio is closing. Learn how to back up your data.

Procuradoria Geral da República ao entardecer 2, Brasília

Procuradoria Geral da República, PGR, em Brasília, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1995 e inaugurada em 2002. Contrário a preferência do arquiteto pelo concreto armado este Conjunto, construído com três edifícios em pele de vidro, aproximou o arquiteto do pós-modernismo.
Com uma área total de 71.873,73 m², o conjunto agrupa seis blocos interligados por passarelas e pelo subsolo; além dos blocos A e B em pele de vidro há outro, mais baixo, que abriga os serviços médicos. Os diversos blocos abrigam os gabinetes dos subprocuradores-gerais da República e também os setores administrativos, auditório, restaurante e serviço médico.

A construção foi realizada entre 1996 e 2002 e, pela concepção arquitetônica arrojada, o conjunto demandou soluções de alta complexidade na área estrutural e nas instalações prediais.

Dos dois edifícios maiores em pele de vidro, o da foto (Bloco A), que tem uma estrela de oito pontas, no teto (amplie o mapa ao lado), é um edifício suspenso em que as vigas de sustentação estão sustidas pela estrela. Mais detalhes na dissertação de “mestrado em arte” de Tsuruko Uchigasaki, à Pag 78.

Show more
Show less

Photo details

  • Uploaded on July 24, 2011
  • © All Rights Reserved
    by Rubens Craveiro