Água Santa da Herdade

Selected for Google Maps and Google Earth

Comments (11)

silgab on August 18, 2011

Época termal De 24 de Junho (dia de S. João) a Setembro (sem dia de encerramento, dependente do número de aquistas). Indicações

Aparelho digestivo e reumatismo (populares). "Uma prima desta senhora que há vinte anos que bebe desta água, já a mãe dela bebia por causa de uma úlcera no estômago e tratava-se com esta água." (aquista) "As pessoas vêm pelo reumatismo, problemas de ossos, mas esta água também é boa para limpar o estômago." (João Domingos, encarregado dos banhos) Ouvimos a mesma indicação numa primeira visita ao local, fora da época balnear. Aqui se encontrava um senhor que faz um curioso negócio: aluga a carrinha para o transporte de pessoas oriundas da freguesia de Santana da Serra (Ourique), a 100 km deste local, na sua maioria idosos, que recolhem esta água duas a três vezes por ano, utilizando-a para o aparelho digestivo: "O que eu sinto é que faz bem à máquina cá por dentro. Quando uma pessoa bebe bem no outro dia sente-se assim inchado por dentro, e quando bebo desta água fico que é uma maravilha. Pode beber que esta água não pesa, não enche nada, antes dá é apetite à gente." (motorista) Na segunda visita, encontrámos aquistas que procuravam esta água para o reumático e artroses, mas aproveitavam a estadia para essa limpeza digestiva, bebendo e confeccionando as refeições com a água, “que é boa e faz bem”. "A nossa fé é que ajuda a fazer bem."

"Aquilo que a gente gosta ajuda a fazer bem. Quando uma pessoa faz uma coisa sem gosto, até parece que tudo corre mal. É isso mesmo a gente gosta e isso já ajuda a fazer bem." (diálogo entre aquistas)

Tratamentos/ caracterização de utentes

O encarregado dos banhos, sr. João Domingos, e um auxiliar bombeiam a água da nascente, aquecem-na e transportam-na para as banheiras, o que não é tarefa fácil, já que da nascente ao local de aquecimento a fogo directo vão 20 m. Depois de aquecida é transportada em baldes para as banheiras que se encontram nas duas construções a 30 e a 40 m. "Cada banho leva 12 baldes, metade fria e metade quente." (auxiliar do Sr. Domingos)

"As pessoas que vêm cá são de Beja (distrito) e da serra algarvia. Antigamente isto tinha muito pessoal, faziam cabanas de palha por aí abaixo e do outro lado, agora são só dois ou três casais." (João Domingos, encarregado dos banhos)

Instalações/ património construído e ambiental

Neste local da Ribeira de Oeiras há um vau de passagem para veículos, e a montante uma poltra para a passagem de pessoas, a jusante da nascente. O local da nascente é no próprio leito da ribeira, num pequeno poço de secção rectangular (70 x 50 cm). A água emerge de uma fissura da rocha a 1,5 m de profundidade, num caudal que deverá rondar os 20 litros/minuto (pelo tempo de encher 50 l). "Entre 5 a 10 minutos é o tempo de encher aí o poçozito, mas quando tem muito peso da água já demora mais a sair." (João Domingos, encarregado dos banhos) Na margem direita, a 20 m da ribeira, encontra-se o local onde se aquece a água, dois muros baixos em pedra paralelos, sobre os quais se colocam bidões de 200 litros para onde a água é bombeada. A uma distância de 30 m, a uma cota mais elevada, encontram-se três casas, em bom estado de conservação. Uma destas casas é actualmente utilizada como armazém e as outras duas servem de alojamento aos aquistas, num total de 10 quartos cada um, com a banheira de cimento a nível inferior ao chão. É também nesta margem que se encontra o pequeno bar do sr. Domingos e o recente parque de merendas da junta de freguesia.

Na margem esquerda encontram-se mais duas casas. A primeira tem um pátio com parreira, caiada anualmente; a outra é um balneário em ruínas, com três tinas em cimento.

sonjabgd-NO VIEWS! on August 18, 2011

Nice photo.

L-1

Greetings

Heinz Peierl on August 19, 2011

Gefällt mir

like 2

Viele Grüße von der Mosel

Heinz

silgab on August 19, 2011

Thank you all for your visit! ... Silgab

Giovanni-Casadio on August 20, 2011

Splendida immagine di un bellissimo luogo, complimenti x la foto e x le notazione storiche....LIKE.

Giovanni

Harry Taggart on August 26, 2011

Beautiful scene. Like 4, cheers scally from glasgow.

乾龍 on August 26, 2011

Beautiful place and photos

I like

Best wishes from Taiwan,Qianlong

petros bounas on August 28, 2011

Very nice capture, like. Best wishes from Athens-Greece, petros.

John de Crom on August 29, 2011

Hi.Silhgab very nice and good picture LIKE. Greetings from Holland John.

Chinappi on September 12, 2011

<< LIKE >>. I will try to make my best in order to vote (for this one and / or more), not so easy ...

See you soon… Best regards from France (Grasse).

georgina guichaquele… on October 7, 2011

Esta imagen me recuerda la epoca de escuela,pintaba casas con un entorno muy parecido.Linda foto.

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Photo details

  • Uploaded on August 18, 2011
  • © All Rights Reserved
    by silgab
    • Camera: SONY DSC-W100
    • Taken on 2011/06/24 02:51:50
    • Exposure: 0.002s (1/500)
    • Focal Length: 7.90mm
    • F/Stop: f/5.600
    • ISO Speed: ISO125
    • Exposure Bias: 0.00 EV
    • No flash

Groups