Ceramica Tapajônica.Vaso de gargalo.

Selected for Google Maps and Google Earth

Comments (11)

luciano passos cruz … on September 20, 2011

A cerâmica de Santarém destaca-se das demais, particularmente da de Marajó, pela liberdade interpretativa do artesão, chegando à ser considerada como uma “manifestação inicial de artes plásticas livre” e chega a lembrar o estilo barroco e a antiga arte chinesa, como no caso dos vasos de cariátides e de gargalo que apresentavam além das pinturas e desenhos, ornamentos em relevos com figuras humanas ou de animais.

Produziam também cachimbos, com decoração que chegava a sugerir influência dos colonizadores europeus, que ainda não haviam chegado ao Brasil.

Outra iguaria pertencente à essa cultura são os Muiraquitãs, fabricados de barro ou pedra, apresentam-se sob cores variadas, podem ser amarelo, preto, cinza ou vermelho e não apenas verde como é mais conhecido, esculpida em forma de sapo era usado pelas mulheres tapajós como amuleto para prevenir doenças e evitar a infertilidade. Hoje são peças raras, que alcançam altos preços nos leilões europeus. Diz a lenda que esse tipo de arte era produzido somente pelas icamiabas (índias guerreiras amazônicas) que em determinada noite de lua cheia desciam ao fundo de um lago sagrado para buscar seu talismã: um tipo de sapo de argila (o muiraquitã) que endurecia ao chegar à superfície.

Fonte Google.

Gholami Mohsen on September 21, 2011

Beautiful.. like

MEM on September 21, 2011

Interesante. Like.

Miguel

Heinz Peierl on September 22, 2011

Gefällt mir

Like 3

Viele Grüße von der Mosel

Heinz

Parruco on September 22, 2011

Bela foto L

Saudações calorosas desde Vila Chã - Vila do Conde - Portugal

Conquilha on September 22, 2011

Muito bonita esta sua foto amigo Luciano, parabéns...LIKE

Grande Abraço,

Conquilha

Ernandes C Santos on September 24, 2011

Isso sim é uma imagem muito interessante...Um forte abraço, do seu Amigo *Ernandes...Saudações de São Paulo - Brasil*

luciano passos cruz … on September 30, 2011

Cultura Tapajônica:

Foi descoberta por Kurt Nimuendaju em 1923 que teve informação sobre a mesma por um padre alemão que era seu amigo, cujo nome é desconhecido. O grupo indígena Tapajó, localizava-se na foz e ao longo do afluente da margem direita do Amazonas - O Rio Tapajós. Todos os vestígios culturais encontrados ali foram denominados como um complexo cultural,"cultura Santarém".

Apenas a cerâmica restou para testemunhar sua história. Essa belíssima cerâmica se inclui na tradição Inciso Ponteada (1.000 a 1.500 A.D.)

Esses povos, também chamados de Tapajós, seriam descendentes de hábeis artesãos, supostamente dos Maias ou de Incas, que se desenvolveu na região de Santarém a partir do ano 1200 a.C.

A história de Santarém começa com a primeira notícia que se tem do contato do homem "civilizado" e os índios Tupaiús ou Tapajós. Citado pelo monge dominicano Frei Gaspar de Carvajal que fazia parte da expedição de Francisco Orellana pela região, em 1542.

Com a descoberta a região não ficou livre de saques, assim como a cultura marajoara podemos encontrar peças da cultura tapajonica em vários museus da europa e EUA.

A cultura Tapajônica sobrevive até a chegada dos portugueses, onde o começo da povoação de Santerém foi marcada pela luta de terras entre indios e brancos, fazendo com que a cultura se extinguisse.

Um dos recursos ornamentais da cerâmica santarena que mais chama a atenção é a presença de cariátides, isto é, figuras humanas que apóiam a parte superior de um vaso.

Diferentemente das estatuetas marajoaras, as da cultura Santarém apresentam maior realismo, pois reproduzem mais fielmente os seres humanos ou animais que representam.

Fonte Google.

Georgi Todorov on October 1, 2011

Interesting!LIKE

MC 26 on October 4, 2011

Beautiful.

luciano passos cruz … on October 16, 2011

Gholami Mohsen,.

MEM,.

Mosella.

parruco,.

Conquilha.

Ernandes C Santos,.

Georgi Todorov.

Crina Miana.

Welcome to my gallery and thanks for your kind comments!

Greetings,luciano passos cruz [<Θ>]

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Photo details

  • Uploaded on September 20, 2011
  • © All Rights Reserved
    by luciano passos cruz …
    • Camera: Canon EOS 50D
    • Taken on 2011/09/04 14:23:07
    • Exposure: 0.004s (1/250)
    • Focal Length: 31.00mm
    • F/Stop: f/10.000
    • ISO Speed: ISO100
    • Exposure Bias: -0.33 EV
    • No flash

Groups