Panoramio is closing. Learn how to back up your data.

Dois navios naufragados e resgatados em Stanley ©Germano Schüür

As Ilhas Malvinas (em inglês Falkland Islands) são uma colônia britânica no Atlântico Sul, constituída por duas ilhas principais e um número elevado de ilhas menores, situadas ao largo da costa da Argentina, mais ou menos à latitude de Río Gallegos. Capital: Port Stanley. O nome "Falklands" foi dado por John Strong em 1690, em homenagem ao Visconde de Falkand, que era uma cidade na Escócia, enquanto o nome "Malvinas" deriva do nome francês Îles Malouines, dado em 1764 por Louis Antoine de Bougainville em referência à cidade francesa de Saint-Malo.

Chamados de kelpers, os habitantes das ilhas confirmaram repetidamente sua predileção pela cidadania britânica. Mesmo assim, o arquipélago foi invadido em 1982 pela Argentina, que alega ter soberania sobre as mesmas, deflagrando o conflito conhecido como Guerra das Malvinas.

História

Acredita-se que o marinheiro neerlandês Sebald de Weert primeiro tenha avistado as ilhas Malvinas em 1600, porém Britânicos e espanhóis defendem que seus próprios exploradores tenham descoberto a ilha. Alguns mapas mais antigos, especificamente os neerlandeses, usam o nome de “ilhas de Sebald”. A história da exploração segue abaixo:

1504: Américo Vespúcio (Florença) 1540: Ferdinando Camargo (Espanha) 1592: John Davis (Inglaterra) 1593: Richard Hawkins (Inglaterra) 1600: Sebald de Weert (Países Baixos) 1684: Cowley & Dampier (Inglaterra) descobrem Pepys Island, rebatizada Geórgia do Sul por James Cook en 1775. 1690: John Strong (Inglaterra) 1701: Gouin de Beauchesne (França) 1708: Roger Woodes (Grã-Bretanha) 1740: George Anson (Grã-Bretanha)

No século XVIII, em 1764, Louis Antoine de Bougainville fundou uma base naval em Port Louis (Malvinas Oriental). O francês chamou-a de Îles Malouines. Ignorando a presença francesa na ilha, em 1765, John Byron (Britânico) estabeleceu uma base em Egmont (Malvina Ocidental). Em 1766 a França vendeu sua base para a Espanha, que declara guerra à presença inglesa nas ilhas, mas a disputa se acalmou no ano seguinte, decidindo-se que a parte oriental seria controlada pela Espanha e a parte Ocidental pelos Britânicos.

A ilha permaneceu praticamente instável até o século XIX. A Argentina montou uma colônia penal nas ilhas em 1820, e em 1829 nomeou Luis Vernet governador da ilha para colonizá-la. O Reino Unido invadiu as ilhas em 1833, mas a Argentina manteve sua reivindicação. Essas tensões levaram a uma invasão Argentina em 1982. O conflito ficou conhecido como a Guerra das Malvinas. Mais tarde as ilhas foram retomadas pelos britânicos.

Política

A autoridade executiva vem da Rainha e é exercida pelo governador. A defesa é responsabilidade do Reino Unido. Há uma constituição que foi posta em prática em 1985. A perda da guerra contra a Inglaterra pela posse das ilhas levou ao colapso da ditadura militar Argentina em 1983. Porém, a disputa pelo controle das ilhas ainda continua.

Em 2001, o primeiro-ministro britânico Tony Blair foi o primeiro a visitar a Argentina desde a guerra. No 22º aniversário da guerra, o Presidente Néstor Kirchner da Argentina em seu pronunciamento insistiu que as ilhas seriam parte do território argentino. Kirchner fez das ilhas uma de suas prioridades em 2003, e em junho desse mesmo ano o assunto foi levado para o comitê das Nações Unidas. Os moradores das ilhas Malvinas são em sua maioria britânicos, e desejam manter a submissão ao Reino Unido.

Geografia

Compreende-se duas ilhas principais e aproximadamente outras 700 ilhas menores, sendo que todas somam uma área total é de 12,173 km².

Clima e vegetação

As temperaturas baixas comuns nas altas latitudes contribuem com um frio clima temperado marítimo. A temperatura média varia dos 8°C no mês de janeiro aos 2°C no mês de julho. Apesar de escassa, a neve pode ocorrer em qualquer época do ano, mas não se acumula sobre a superfície. Geralmente chove em mais da metade dos dias do ano e os ventos fortes são comuns.

Com um clima naturalmente agravado com as intempéries próprias nessas latitudes (51 e 52 sul), o vento e frio o ecossistema nas duas maiores ilhas a Malvinas Oriental (Soledade) e Malvinas Ocidental (Grande Malvina) encontra-se comprometido pela ação do homem. A vegetação nativa nessas ilhas foi substituída para servir de pasto ao gado e a criação de ovelhas reais (um dos ícones da bandeira colonial inglesa) e devido à ausência de uma vigilância sanitária autônoma (de esquerda) para tratar com esse tipo de interferência, o praial de todas as ilhas encontram-se também totalmente tomados por pequenos roedores.

Economia

As maiores indústrias estão relacionadas com a pesca e a agricultura. Existe também relevantes criações de ovelhas e extração de petróleo e gás natural

Demografia

Os habitantes denominam-se “ilhéus”, os estrangeiros chamam-nos freqüentemente de “kelpers”. A palavra kelper é mais usada na Argentina com o significado de cidadãos de segunda-classe em referência à situação dos ilhéus antes de serem considerados cidadãos britânicos pelo Ato de Nacionalidade de 1983.

Na foto a residência do Governador do arquipélago.

Fonte: Wikipedia

Show more
Show less
Caxias do Sul \u002D Rio Grande do Sul, República Federativa do Brasil

Photo details

  • Uploaded on January 31, 2007
  • Attribution-Noncommercial-No Derivative Works
    by Germano Schüür
    • Camera: FUJIFILM FinePixS1Pro
    • Taken on 2006/02/06 11:03:16
    • Exposure: 0.003s
    • Focal Length: 24.00mm
    • F/Stop: f/9.520
    • ISO Speed: ISO400
    • Exposure Bias: -0.33 EV
    • No flash