Restaurante Universitário da UCS ©Germano Schüür

Selected for Google Maps and Google Earth

Comments (7)

Germano Schüür on February 1, 2007

HISTÓRIA DA UCS

A implantação dos primeiros cursos de educação superior em Caxias do Sul aconteceu ainda durante a década de 50, período marcado na história do Brasil por transformações no campo econômico, social e político, decorrentes do processo de modernização pelo qual passava o país. A superação dos problemas sociais e do atraso econômico e cultural eram alguns dos temas que mobilizavam os setores organizados da sociedade. No campo da educação, a universalização da instrução primária obrigatória, a expansão do ensino secundário e a política oficial de incentivo à instalação de escolas superiores privadas eram algumas das proposições lançadas pelo Estado como forma de inserir a educação no esforço "desenvolvimentista".

Caxias do Sul era, já na década de 50, a segunda metrópole do estado e, a exemplo dos grandes centros urbanos do país, também vivia um período de crescimento econômico e modernização. A cidade se transformava, a população modernizava pensamentos e hábitos, novas prioridades eram colocadas. Entre as novas demandas sociais, estava a criação de novas opções de ensino com a implantação de cursos de educação superior para atender aos jovens da cidade e da região. Ainda no final da década, diversas entidades e personalidades da comunidade se mobilizavam para obter do governo federal a autorização para a instalação dos primeiros cursos de educação superior na cidade.

Em 1956, Dom Benedito Zorzi, Bispo de Caxias do Sul, já defendia a união da sociedade em torno de um ideal comum: "a criação de faculdades que, por sua vez, possibilitariam a criação da Universidade da Serra"

Assim, a instalação das primeiras faculdades na cidade resultou da mobilização e do esforço da sociedade para impor novos patamares para o seu desenvolvimento. No início dos anos sessenta, Caxias do Sul já contava com cinco instituições de ensino superior instaladas, que ofereciam cursos como: Ciências Econômicas, Filosofia, Pintura e Música, Enfermagem e Direito, entre outros.

As Primeiras Faculdades:

Faculdade de Ciências Econômicas e Faculdade de Filosofia, sob orientação da Mitra Diocesana; Escola de Enfermagem Madre Justina Inês, da Sociedade Caritativo-Literária São José; Faculdade de Direito, sob a direção da Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima; Escola de Belas Artes, ligada à Prefeitura Municipal.

Freqüentadas por alunos de Caxias e dos municípios vizinhos, essas faculdades são os pilares sobre os quais se erguerá a futura Universidade de Caxias do Sul, fruto da união das mantenedoras das faculdades em torno de um ideal comum: a criação de uma Universidade que, no entender de seus idealizadores, deveria simbolizar a expressão cultural da região e do seu tempo e manter fortes vínculos com a sua comunidade.

Fundada em 10 de fevereiro de 1967, a Universidade de Caxias do Sul congregava as instituições mantenedoras das primeiras faculdades, reunidas sob a denominação de Associação Universidade de Caxias do Sul, sua instituição mantenedora.

Em 1974, após um período de crise financeira e institucional, a Associação mantenedora foi transformada em Fundação - entidade jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos - numa configuração institucional que melhor representava o caráter comunitário e as propostas de regionalização preconizadas pelos fundadores da Universidade. Participavam da direção da Fundação, os membros da antiga Associação e representantes do Ministério da Educação, do governo estadual, dos municípios e de entidades da comunidade.

Entre as décadas de 70 e 90, a Universidade manteve-se fiel aos ideais de seus fundadores. Praticando uma política de ação regional, levava sua atuação aos diversos municípios da região, ao mesmo tempo em que promovia ações integradas com outras instituições isoladas de ensino superior instaladas em municípios da região.

A partir de 1990, com base na prerrogativa da autonomia universitária, o processo de regionalização da universidade tomou um forte impulso com a implementação de estratégias de ação que fortaleciam o seu caráter comunitário e regional. Foram criadas novas unidades universitárias em sub-pólos regionais e passaram a integrar a UCS a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos, com sede em Bento Gonçalves e a Associação Pró-Ensino Superior dos Campos de Cima da Serra, com sede em Vacaria.

Em 1993, o projeto de regionalização da UCS, submetido ao MEC, teve parecer favorável do Conselho Federal de Educação. No documento oficial, as palavras do relator resumiam o sentimento de todos os que, através dos anos, haviam abraçado a causa da regionalização da UCS e referendava um compromisso assumido pelas lideranças que preconizaram uma Universidade para a Região. Dizia ele: "O tempo ensinou que o somatório de forças é a melhor opção, agora em forma de Universidade Regional. Verifica-se, pois, que a Regionalização, tão sonhada e perseguida, chega na hora certa; na maturidade plena das Instituições participantes; na jovialidade perene dos que se lançam e perseveram na arte e na ciência de promover pessoas humanas através da educação".

Hoje, a Universidade de Caxias do Sul já é parte essencial do projeto de desenvolvimento regional e busca, através da qualificação contínua, crescer e consolidar sua presença no panorama universitário nacional e internacional.

Fonte: UCS - Universidade de Caxias do Sul

Conheça meu trabalho em PHOTOGRAPHIA

Germano Schüür on March 14, 2007

Retornando à minha foto, verifiquei que a mesma está posicionada exatamente onde a tirei cujas coordenadas for fixadas com GPS. Ou seja, em frente ao CETEL da Cidade Universitária, a uma quadra de minha residência. Acredito que você tenha se confundido com outra. Mesmo assim, agradeço sua preocupação.

Germano Schüür on March 16, 2007

Olá Ismael. Muitas vezes também sugiro modificações de fotos que não são minhas. Agradeço quem me ajuda a identificar o lugar exato das minhas. Quanto a foto em questão, realmente há mais de um mês minha foto tinha sido deslocada por alguém para outro lugar. Logo que descobri, mudei novamente para o lugar certo. Parece que o programa Panoramio obedece a qualquer pessoa mal intencionada. Pena. Mas visitando o Google Earth em dois computadores diferentes, a foto está no lugar correto. De duas uma, ou a velha posição ainda está no cache do teu computador, ou voce tem visto com pouca aproximação, dando margem a uma falsa intrpretação de localização. Abraço.

Darlan Corral on May 18, 2008

Bonito lugar, com certeza.

e.braz on November 28, 2008

Foto bacana professor, e num dia bonito tbm xD sou oh teu aluno eder braz ;DD

Renata1234 on November 28, 2008

oi professor me cadastrei aqui tambem! da uma olhada!

wagnerilen on November 28, 2008

Oi professor, estou aqui...antes tarde do que nunca...rs.

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Germano Schüür
Caxias do Sul \u002D Rio Grande do Sul, República Federativa do Brasil

Photo taken in Caxias do Sul - State of Rio Grande do Sul, Brazil

Photo details

  • Uploaded on February 2, 2007
  • © All Rights Reserved
    by Germano Schüür
    • Camera: SONY DSC-H5
    • Taken on 2006/10/07 12:55:27
    • Exposure: 0.003s (1/320)
    • Focal Length: 6.00mm
    • F/Stop: f/4.000
    • ISO Speed: ISO125
    • Exposure Bias: 0.00 EV
    • No flash

Groups