Panoramio is closing. Learn how to back up your data.

O arco-íris e sua sombra, Brasília

Um arco-íris (também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva ou arco-da-velha) é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Ele é um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

Para ajudar a lembrar a sequência de cores do arco-íris, usa-se a mnemónica: «Vermelho lá vai violeta», em que l,a,v,a,i representam a sequência laranja, amarelo, verde, azul, índigo. O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existir gotas de água no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador em uma baixa altitude ou ângulo. O mais espetacular arco-íris aparece quando metade do céu ainda está escuro com nuvens de chuva e o observador está em um local com céu claro. Outro local comum para vermos o arco-íris é perto de cachoeiras. Mais detalhes em Wikipedia .

Na foto estavam presentes estas condições: o céu estava claro com o sol brilhante a W e nuvens de chuva cobriam metade do céu a L.

• Na mitologia grega, o arco-íris era um caminho criado pela mensageira Íris ligando a terra ao céu.

• Para os cristãos e judeus o arco-íris é um símbolo da aliança de Deus com os homens na promessa feita a Noé que nunca mais inundaria a terra como no dilúvio (Gênesis 9.8-15)

• Para os irlandeses os leprechaus (ou gnomos) escondem seu pote de ouro em lugar secreto no fim do arco-íris.

Show more
Show less

Photo details

  • Uploaded on February 9, 2012
  • © All Rights Reserved
    by Rubens Craveiro