Paróquia da Nossa Senhora do Bom Sucesso de Cacilhas

Selected for Google Maps and Google Earth

Apresentação e História

O Culto em Cacilhas perde-se na história dos tempos. Sabe-se que quando assola a Lepra em Lisboa, muitos leprosos são enviados para Margem Sul e esta ermida torna-se um Lazareto ou um Hospital dos Lázaros. Talvez por isso a imagem mais antiga da Igreja seja de São Lazaro.

Já no Dicionário Geográfico (1747-1751) é citada a existência de uma grande Ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso, vulgarmente conhecida de Santa Luzia. As respectivas rendas eram da Câmara que as perdeu para a Misericórdia de Almada.

É de salientar que o mesmo Dicionário , afirma que a ermida foi construída a expensas da população local.

Só no Século XVI aparece a primeira referencia à primeira Irmandade – a de Santa Luzia, tendo já ampliado a gafaria existente anteriormente. No final do século XVII inicios do século XVIII a Ermida começa a ser conhecida também por ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

De São Lazaro patrono dos Leprosos, a Santa Luzia protectora dos doentes a Nossa Senhora do Bom Sucesso, orago dos Navegantes, mostra a evolução das várias actividades locais. Esta devoção dará lugar à Constituição da Irmandade de Nossa Senhora do Bom Sucesso erecta naquela Igreja do Porto de Cacilhas em 1734.

Mas a maior popularidade desta Igreja deve-se ao Milagre de 1 de Novembro de 1755 aquando ocorre o grande terramoto que destruiu Lisboa. A Igreja foi destruída, e um pescador de nome Pedro da Silva, pegando na Imagem da Senhora do Bom Sucesso, foi junto ao Rio, e levantando a Imagem Sagrada, as àguas do maremoto pouparam Cacilhas e Almada.

De novo o povo e a Irmandade reconstroem a Igreja sobre as ruínas da anterior entre 1756 e 1759,sendo que em 1770 a Igreja está ao culto. Se no inicio da Irmandade a principal festa desta Igreja era a 8 de Setembro, - Natividade de Nossa Senhora – a partir de agora a Festa passa a ser a 1 de Novembro de ano.

Regida sempre pelo Livro do Compromisso que data de 1734, com o chegar do Século XX, e as alterações na organização da Igreja, esta, não tendo culto regular, em ocasiões festivas, o Pároco de Almada providenciava a procissão.

Com a criação dos Estaleiros da Margueira (Lisnave, Perry& Son,) Cacilhas torna-se uma importante fonte de emprego e por conseguinte uma explosão haabitacional. Assim no Ano de 1970 é criado o Vicariato de Cacilhas- não ainda paróquia mas passando a haver culto diário e a construção de uma comunidade humana, que muito se deve ao Padre Manuel Soares. Finalmente por Decreto do Senhor Bispo de Setúbal Dom Manuel Martins, o Vicariato é elevado a condição de Paróquia, tendo sido confiado a nova Paróquia aos Padres Vicentinos.

O Seu primeiro Pároco, nomeado em 1979 foi o Padre António Gouveia, grande impulsionador e fundador do Agrupamento de Escuteiros. No ano seguinte é coadjuvado pelo s do aaaeu confrade António da Silva. Nos finais do ano de 1980 Já era o Padre Silva o segundo Pároco de Cacilhas. Outros Sacerdotes passaram por Cacilhas como o Padre Ernesto Neiva em 83, e José Augusto Alves. Em Outubro de 1978, o Padre Carlos Russo vem para Almada e fica a celebrar em Cacilhas. No ano de 1989 é nomeado então Pároco de Cacilhas, o terceiro. A ele se deve o restauro do edifício da Igreja, e grande impulsionador do Centro Paroquial e Social de Cacilhas, contribuindo para uma maior vitalidade da paróquia. No ano de 1995 pede ao Senhor Bispo para fazer um ano Sabático e foi em trabalho Missionário para São Tomé e Princepe.

Sucede-lhe o Padre Rui Rosmaninho, a quem se deve o restauro interior da igreja, de toda a talha dourada, restauro das imagens dos Santos e recuperação de outros espaços na Igreja. A ele se deve a compra do edifício onde funciona hoje o Centro Paroquial. A seu pedido vai para Roma estudar Liturgia, em 2003 e a Paróquia fica confiada ao Padre Fernando Belo e Padre Jaime da Silva. A 12 de Setembro de 2004 toma posse o quinto e actual Pároco, Padre João Luis Paixão.

INFO: http://www.paroquiadecacilhas.com/

Show more
Show less
Save Cancel Want to use bold, italic, links?

Comments (9)

Voar Alto on July 30, 2012

Bonita entrada,Gostei,Eduardo.

Ismail Yaşartekin on August 1, 2012

Beautiful composition. LİKE

Greetings. İSMAİL

sonjabgd-NO VIEWS! on August 2, 2012

Nice photo.

LIKE

Greetings

Sergio Bagna No View… on August 2, 2012

Nicely framed and good colors! Like! Greetings from Italy, Sergio

"Cuky"/A.S.G."NO VIE… on August 2, 2012

Uma imagem que ela adquire a atenção pela realização estupenda delas e coloração bonita. Parabéns e like de Antônio / Cuky.

Giannino NO VIEWS on August 7, 2012

this building has the same color of the sky ... nice shot !!! - L I K E - greetings from Rome - Gianni

Mónica✵ on August 8, 2012

Esta foto enganou-me a vista...
Quando a olhei pela primeira vez pareceu-me estar a ver uma escadaria com uma porta para o céu, mas afinal o azul que me confundiu é o da fachada da igreja...
Que dizer? Isto é arte...
YSL

Guizel J.c on August 27, 2012

Bonita composição

LIKE

Abraço.J.C

vilero on May 15, 2013

Bonito encuadre y colorido LIKE muchas gracias por tus comentarios y visita saludos desde España

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Photo details

  • Uploaded on July 29, 2012
  • © All Rights Reserved
    by Marco Balsinha
    • Camera: Canon PowerShot A1200
    • Taken on 2012/07/28 16:03:20
    • Exposure: 0.002s (1/625)
    • Focal Length: 7.41mm
    • F/Stop: f/3.500
    • ISO Speed: ISO100

Groups