Panoramio is closing. Learn how to back up your data.

Catedral da Sé, Porto - Dedicada ao Amigo Ernandes C. Santos

A Catedral da Sé na cidade do Porto, está situada no coração do centro histórico, é um dos seus principais e mais antigos monumentos. O início da sua construção data da primeira metade do século XII e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam o carácter geral da fachada, as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por abóbada de canhão. A abóbada da nave central é sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícios portugueses em que se utilizou esse elemento arquitetónico.

Na época gótica, cerca do ano de 1333, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis, sepultado em um túmulo com jacente. Também da época gótica data o claustro (séc XIV-XV), construído no reinado de D. João I. Este rei casou-se com D. Filipa de Lencastre na do Porto em 1387.

O exterior da Sé foi muito modificado na época barroca, com as alterações introduzidas a partir de 1736 por Nicolau Nasoni. Mais detalhes em Wikipedia.

Show more
Show less

Photo details

  • Uploaded on September 29, 2012
  • © All Rights Reserved
    by Rubens Craveiro