Panoramio is closing. Learn how to back up your data.

Panteão, Roma

O Panteão, situado em Roma, Itália, também conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício construído na época greco-romana que, atualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. Manteve-se em uso desde que foi construído: primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o século VII, como templo cristão.

É famoso pela sua cúpula. Um pórtico com frontão triangular esconde uma imensa estrutura cilíndrica. Mas só se pode apreciar a verdadeira dimensão e beleza do local do lado de dentro: um amplo domo hemisférico com raio equivalente à altura do cilindro garante proporçõrs harmoniosas e perfeitas ao edifício. O óculo, uma abertura circular, permite a entrada da luz.

O Panteão original foi construído em 27 a.C, durante a República Romana, no terceiro consulado de Marco Vipsânio Agripa. Efetivamente, o seu nome está inscrito sobre o pórtico do edifício, onde se lê: M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIUM.FECIT, (que significa: "Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul"). Foi destruído por um incêndio em 80 d.C., sendo totalmente reconstruído em 125, durante o reinado do imperador Adriano. Mais detalhes em Wikipedia.

Show more
Show less

Photo details

  • Uploaded on October 2, 2012
  • © All Rights Reserved
    by Rubens Craveiro