Muralha do Castelo de Germanelo em Penela - Portugal

Selected for Google Maps and Google Earth

Comments (9)

Parruco on October 8, 2012

O Castelo de Germanelo localiza-se na Freguesia de Rabaçal, Concelho de Penela, Distrito de Coimbra, em Portugal.

Nos arredores de Coimbra, a poucos quilômetros de Penela, no alto de uma colina em posição dominante sobre o vale do rio Rabaçal, do mesmo modo que o Castelo de Penela, tinha a função genérica de defesa daquela então capital, pela linha do rio Mondego, das frequentes razias dos Mouros na região (Crónica dos Godos, Era de 1180).

  • História

Antecedentes

Acredita-se que a primitiva ocupação de seu sítio se deva a um castro romanizado.

O castelo medieval

D. Afonso Henriques (1139-1185) criou o concelho de Germanelo e deu-lhe Carta de Foral em 1142, na qual determinava que, além de serem livres de impostos, concedia paz, perdão e isenção de justiça a todos quantos tivessem cometido crimes de homicídio, de furto, ou de qualquer outro tipo de perturbação pública, sob a condição de se refugiarem nas terras do Germanelo, de as cultivarem e de as defenderem dos ataques dos inimigos. Datará deste período a construção ou reconstrução do castelo, implantado para servir de posto avançado da segurança no trajecto Ansião-Condeixa, através do vale do Rabaçal.

Com o avanço das fronteiras para o Sul, o castelo perdeu a sua função estratégica, vindo a ser abandonado.

  • Do século XX aos nossos dias

As atuais muralhas, ameadas, foram parcialmente reconstruídas no troço Norte, séculos mais tarde, seguindo o traçado original, pelo seu proprietário, o historiador de Penela, Professor Salvador Dias Arnaut (1913-1975). Com o seu falecimento os direitos sobre o imóvel foram herdados por seu filho, Salvador Jorge Arnaut , que, no ano de 2000, colocou-o à venda por 25 mil contos, para fins habitacionais ou turísticos. A mobilização popular resultante, levou a que a Câmara Municipal, à época, solicitasse ao Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) a classificação do mesmo como imóvel de valor Concelhio, visando preservar o seu interesse cultural, evitando assim a especulação imobiliária. Encontrava-se, assim, em vias de classificação. Em seus muros, implanta-se um marco geodésico.

  • Características

Trata-se de um pequeno castelo em estilo românico, ocupando uma área de 80 mil metros quadrados, com mata circundante.

A lenda dos Germanelos

A história do castelo liga-se a uma antiga lenda, segundo a qual havia dois irmãos ("germanelos" = gémeos) gigantes, ferreiros, que viviam cada um no seu monte, um no Melo, a Norte, e outro no Gerumelo, a Sul. Como só dispunham de um único martelo, partilhavam-no entre si. Certo dia, o Gerumelo, de mau-humor, atirou o martelo com tanta força, que este perdeu o seu cabo no ar. A cabeça de ferro caiu no sopé do monte Melo, onde surgiu uma fonte de águas férreas; o cabo, que era de zambujo, caiu mais longe, dando origem a um zambujal.

Parruco on October 8, 2012
BOGDAN de Varsovie on October 9, 2012

Very nice photo. LIKE.

Best Regards.

Bogdan

Ubirajara Buddin Cru… on October 10, 2012

Belíssima foto! Interessante a descrição que colocastes, Like 2

sergioRmatte (°≥ on October 14, 2012

Olá Parruco

-------------------- ><LK4>

Bom registro histórico... Gostei da descrição.

Abraços, sergio

Beth Costa on October 14, 2012

Bela foto com a respectiva história muito interessante... no mínimo YS+L

Saudações

Parruco on October 29, 2012

sergioRmatte... (°≥,

►BOGDAN◄,

Beth Costa,

Ubirajara Buddin

Obrigado pela visita e simpático comentário, fico grato por sua presença em minha galeria espero reter em sua imaginação o encanto de minhas viagens para que assim volte a visitar minha galeria, e assim sendo espero colocar na sua imaginação o doce encanto de minhas fotos. Um belo monumento, localiza-se num local de dificil acesso.

Saudações desde Vila Chã - Vila do Conde - Portugal

EdwardTurJ on November 17, 2012

Greetings, Parruco!
Interesting picture!
Best wishes from Chernivtsi in Ukraine, Edward

Parruco on November 17, 2012

EdwardTurJ, Thanks for the comment, glad for his presence, I hope to retain the charm of his imagination so that my gaze back to visit my nook, and therefore I hope to place in your imagination the sweet charm of a deep Portugal. A beautiful spot, holds much history but today is almost in ruins.

Greetings from Vila Cha - Vila do Conde - Portugal

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Photo details

  • Uploaded on October 8, 2012
  • © All Rights Reserved
    by Parruco
    • Camera: NIKON CORPORATION NIKON D3100
    • Taken on 2012/08/20 18:36:47
    • Exposure: 0.005s (1/200)
    • Focal Length: 19.00mm
    • F/Stop: f/7.100
    • ISO Speed: ISO100
    • Exposure Bias: 0.00 EV
    • No flash

Groups