Escola Secundária António Sérgio em Vila Nova de Gaia - Portugal

Selected for Google Maps and Google Earth

Comments (6)

Parruco on November 25, 2012

Nascido na Índia Portuguesa, foi influenciado pelo contacto com várias culturas. Viveu alguns anos em África, tornando-se uma personagem cosmopolita pois, seguindo uma tradição familiar, estudou no Colégio Militar, completando o curso da Marinha de Guerra, na sequência do que viaja a Cabo Verde e Macau. Abandonou a Marinha com a implantação da República em 1910. Em 1912 concorreu para assistente para a secção de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, num concurso a que também se apresentou Leonardo Coimbra e Matos Romão, que haveria de ser nomeado. Sérgio não considerava a questão república/monarquia importante. Importante seria o progresso económico e moral de Portugal. Fala do "Socialismo", embora esta sua ideia não seja, nem de longe, aparentada com o socialismo marxista. Sérgio estaria situado numa linha política social-democrata, admirando a Inglaterra, um posicionamento semelhante ao que seria adoptado pelos países da Escandinávia. A sua acção foi marcadamente voltada para a problemática da Educação. O século XIX português fora caracterizado por reformas que raramente passaram dos textos legislativos ou declarações de intenções.

                -...-

"Sou discípulo de Kant, de Platão, de Descartes, de Espinosa, e não deixo de ser discípulo de um Hegel, de um Fichte, de um Lachelier, de um Cohen e de dezenas de outros homens, entre os quais o próprio Brunschvicg; de entre os portugueses, sou discípulo de um Herculano, de um Antero, de um Oliveira Martins, e até de um Vieira, de um Bernardes, de um Castilho, de um Camilo, pelo que toca à língua e a outras coisas mais. De todos os homens procurei aprender: e ambicioso aproveitar-me com inteligência - com a minha própria inteligência crítica -, daquilo que aprendi dos outros homens. O que enquadra bem no meu organismo de ideias (modesto organismo, sem dúvida alguma, mas creio que evidente para quem me saiba ler) tudo que enquadra é de facto meu, ainda que o digam, comigo, muitas outras pessoas. É por este critério inteligente e orgânico que o verdadeiro crítico tem de ver as coisas, e não pela semelhança de algumas frases, a que correspondem por vezes pensamentos diversos, e até opostos. A ambição deste seu criado não é dizer coisas extravagantes, não é dizer coisas ‘originais': é dizer coisas lúcidas, coerentes, exactas, verdadeiras, bem ligadas; é ser vertebrado - e omnívoro; omnívoro -, mas vertebrado. E pelo que se coordena, ou que se não coordena, com a minha própria vertebralidade - é que todo crítico inteligente avaliará do que é meu, e do que não é meu"

Ana Maria Westphalen… on November 26, 2012

Parabéns por esta bela foto. like 1 + *fav * 1 ,abraço Ana Maria.

Voar Alto on November 26, 2012

Boa foto.Gosto,saudações,Eduardo.

Nikos Atlidakis on November 26, 2012

Very nice photo!

Like

Greetings from Attica Greece Nikos

sergioRmatte (°≥ on November 29, 2012

Parruco

-------------------- ><LK4>

Gostei da arquitetura... E história documental.

Saudações, sergio

Parruco on December 15, 2012

Ana Maria

Voar Alto

natlidakis

sergioRmatte... (°≥

Obrigado pelo comentário, fico feliz por sua presença, espero reter em sua imaginação o encanto de meu olhar para que assim volte a visitar meu recanto, e assim sendo espero colocar na sua imaginação o doce encanto de um Portugal profundo. Um local bonito neste recanto todos os dias estudo para um dia poder ser alguem no Brasil, o mentor deste grande feito foi meu irmão Leandro Ribeiro. Esta foi a maneira singela que presto homenagem e agradecimento a todos os funcionarios e professores desta grande e bonita escola de V.N.Gaia

Saudações desde Vila Chã - Vila do Conde - Portugal

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Photo details

  • Uploaded on November 25, 2012
  • © All Rights Reserved
    by Parruco
    • Camera: NIKON CORPORATION NIKON D3100
    • Taken on 2012/11/11 15:33:00
    • Exposure: 0.003s (1/320)
    • Focal Length: 32.00mm
    • F/Stop: f/9.000
    • ISO Speed: ISO200
    • Exposure Bias: 0.00 EV
    • No flash

Groups