Manhattan / World Trade Center / New York ©Germano Schüür

Selected for Google Maps and Google Earth

Comments (5)

Germano Schüür on February 15, 2007

World Trade Center era um complexo de edifícios, construído no início da década de 1970, localizado em Manhattan, Nova Iorque, EUA. Dos 7 edifícios que compunham o complexo, destacavam-se as duas Torres Gêmeas com 110 andares, consideradas um dos ícones da economia norte-americana, foram idealizadas pelo arquiteto japonês Minoru Yamasaki, e onde trabalhavam diariamente cerca de 50 000 pessoas.

Foi considerado o maior prédio do mundo durante os anos de 1972 e 1973 tirando o posto do Empire State Building que foi construído em 1930 que era considerado o maior prédio de Nova York durante 40 anos.

As Torres Gêmeas possuíam 198 elevadores (99 em cada torre distribuídos em 2 lobbys ), na Torre Norte existia no 107º andar um luxuoso restaurante onde havia grandes almoços de empresários mundiais apelidado de Windows on the World (Janela do Mundo, devido ser o restaurante mais alto do mundo), no último ano de funcionamento, 2000, o restaurante teve um lucro de US$ 37,5 milhões. Na Torre Sul existia no topo um observatório apelidado de Top Of The World (Topo do Mundo) que ficava a 420 metros de altura onde os visitantes tinham uma visão de 360º de toda a cidade de Nova York, onde havia uma proteção anti-suicida.

Na Torre Norte havia uma antena de TV de 90 metros instalada em 1978, ao todo a Torre Norte possuía (contando com a antena de TV) 417 metros de altura enquanto a Torre Sul possuía 415 metros. Nas Torres Gêmeas existiam 2 lobbys avançados (andares vazios onde os ocupantes saem dos elevadores expressos pegam os outros elevadores até o andar de trabalho) localizado no 43º andar e 67º andar.

O atentado de 1993

Em 26 de Fevereiro de 1993 às 12hrs17min um caminhão Ryder carregado com 682 Kg de dinamite plantado por Ramzi Yousef explodiu, matando 6 pessoas e causando pânico em milhares de pessoas e abrindo um buraco de 30m de profundidade (4 andares) no concreto das torres e causando um prejuízo de US$ 300 milhões à seguradora. Na época, as pessoas foram mandadas descer as escadas escuras e com uma fumaça asfixiante, as centenas de pessoas que ficaram nos seus escritorios foram resgatadas pelos bombeiros e nao precisaram passar pelas escadas escuras e asfixiante, a partir do ataque de 1993, a Administração do Porto mandou instalar luzes de emergência em todas as escadas, esse procedimento salvou muitas pessoas nos ataques de 11 de setembro. Cerca de 28 pessoas que subiram para o topo do prédio foram resgatados pelo helicóptero da polícia. Isso criou uma esperança nas pessoas daquele 11 de Setembro que poderiam esperar tranquilamente nos seus escritorios até a ajuda chegar.

Os 6 terroristas islâmicos foram presos em 1997 e 1998 e todos receberam pena de morte pelo ataque. Foi construído um memorial em forma de uma fonte às pessoas mortas no ataque na praça que ficava entre as Torres Gêmeas. Nos serviços de limpeza dos escombros após a queda das torres foram descobertos pedaços da fonte intactos.

O 11 de Setembro de 2001

Os ataques liderados pelo terrorista Mohamed Atta causaram pânico em todo o planeta. Quando a Torre Norte foi atingida pelo avião 767 da American Airlines às 8:45 da manhã, as pessoas da Torre Sul receberam os avisos de emergência para descer, quando chegaram no lobby, estranhamente foram barrados pelos policiais do WTC que afirmavam que o predio estava seguro e que todos podiam voltar para seu serviço. A maioria voltou para seus escritorios esperando um novo chamado. Muitos deles ligaram para seus familiares afirmando que iriam continuar na Torre Sul e que ela estava segura, no entanto, as 9:03 da manhã o avião 757 da United Airlines chocou com a Torre Sul atingindo do 78º andar ao 83º andar. Ás 9:10 da manhã o serviço de segurança de Nova York ordenou a evacuação total do predio. Muitas pessoas na Torre Sul morreram pois acreditavam que seriam resgatados nos seus próprios escritorios sem ter que enfrentar o pânico de 1993. Todas as pessoas que ficaram nos andares acima da zona do impacto da Torre Norte morreram e na Torre Sul sobreviveram apenas 18 pessoas, pois acharam uma escada intacta que levava até o lobby do prédio.

No dia 12 de setembro, o WTC7 é implodido pela Administração do Porto por estar em risco de desabamento devido aos estragos causados na sua base pela queda das Torres Gêmeas. Alguns dias depois os outros quatro prédios do complexo: WTC3 (Hotel Marriott), WTC4, WTC5 e WTC6 foram demolidos pelo risco iminente de desabamento.

A bomba cai sobre o prefeito

O prefeito da cidade de Nova York, Rudolph Giuliani, foi avisado dos ataques às 8:58 da manhã (12 minutos depois do choque na Torre Norte). Imediatamente ordenou à toda a polícia e ao Corpo de Bombeiros que fossem até as Torres Gêmeas, ordenou a paralização geral dos metrôs que passavam debaixo do complexo. Quando foi ordenado o fechamento dos aeroportos de Nova York, o vôo 175 da United Airlines que havia decolado já estava em direção às torres. Depois dos atentados de 11 de setembro, Rudolph Giuliani deixou o governo da cidade com um dos piores níveis de popularidade de toda a história dos Estados Unidos.

Chegada dos primeiros bombeiros

O primeiro bombeiro a chegar às Torres Gêmeas foi o comandante Pfeifer que estava a vistoriar um vazamento de gás nas proximidades destas. Ele foi filmado por um jornalista que fazia um documentário sobre a vida de bombeiro em Nova York. As imagens mostravam o avião 767 da American Airlines ao chocar com a Torre Norte, imagens que foram mostradas alguns dias depois no mundo inteiro e consideradas as primeiras cenas do ataque daquele dia. O comandante Pfeifer chegou no lobby da Torre Norte às 8:48 da manhã, 2 minutos depois do choque do avião.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Trade_Center

Conheça meu trabalho em PHOTOGRAPHIA

Marny on August 21, 2007

Four years earlier, standing on the top, I said to my husband, "what would happen if these fell?"

Beautiful picture ... did you actually go to the buildings??

darcilene on October 29, 2007

Assiti o filme sobre as torres gemeas, hoje, e senti uma imensa tristeza por tudo que aconteceu,fico imaginando a tristeza dos filhos que perderam seus pais. Que Deus ptoteja nosso mundo dessas pessoas loucas.

Paulo_Andrade on July 3, 2011

Exelente foto e sua história. Tive o prazer de conhecer as torres gemeas. Receba meu LIKE!

J CS on July 31, 2011

La foto excelente y las explicaciones también. Un saludo!

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Germano Schüür
Caxias do Sul \u002D Rio Grande do Sul, República Federativa do Brasil

Photo details

  • Uploaded on February 15, 2007
  • © All Rights Reserved
    by Germano Schüür

Groups