Procuradoria Geral da República: Blocos A e D e Passarelas de ligação, Brasília

Selected for Google Maps and Google Earth

Procuradoria Geral da República, PGR, em Brasília, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1995 e inaugurada em 2002. Contrário a preferência do arquiteto pelo concreto armado este conjunto, construído com quatro edifícios em pele de vidro, aproximou o arquiteto do pós-modernismo.

Com uma área total de 71.873,73 m², O conjunto agrupa seis blocos circulares interligados por passarelas e pelo subsolo e o Bloco F, linear, com a frente em pelo de vidro denominado Bloco de Apoio, destinado a Serviços Gerais/Manutenção.

Na foto acima temos em pele de vidro: Bloco A, com 17.809,46 m² Prédio Gabinetes, e duas passarelas que o liga ao Bloco B (não visível); na cor branca: o Bloco D, com 830,52 m², Restaurante.

O Bloco A, desafia as concepções tradicionais de estruturas: um único pilar central, de concreto, apoia a grande estrela de oito pontas e oito tirantes, presos a essa estrutura, suportam o peso do edifício, que está literalmente "pendurado" na estrela. Essa solução elimina todos os pilares no pavimento térreo e, assim, o prédio parece flutuar. (amplie o mapa ao lado). Essa estrela funciona ainda como uma rosa dos ventos, pois aponta, também, para os pontos cardeais e colaterais. Mais detalhes na dissertação de “mestrado em arte” de Tsuruko Uchigasaki, às Pag 14 e 78.

A construção foi realizada entre 1996 e 2002 e, pela concepção arquitetônica arrojada, o conjunto demandou soluções de alta complexidade na área estrutural e nas instalações prediais.

Show more
Show less
Save Cancel Want to use bold, italic, links?

Comments (12)

Ferlancor on March 14, 2013

Me encanta esta fantastica toma; bello encudre; linda perspectiva, magnífica arquitectura; preciosa luz y color con un maravilloso reflejo en los cristales. Una excelente composición y fotografía.

YSL 1 1. Saludos amigo Rubens desde Córdoba.

Fernando.

Rubens Rebouças on March 14, 2013

Belas cores e é bom lembrar que aquela estrutura no alto funciona também como uma rosa dos ventos além de suportar todo o bloco que é suspenso.

Giannis Korilis on March 14, 2013

Very well! colors and lights! The picture is superb....LΙΚΕ...with friendly greetings pappous

timek on March 14, 2013

Beautiful photo. Like. Greetings, timek

Ana María Ossorio Ló… on March 15, 2013

Estas nubes coquetas...no lo pueden evitar!--like 5--AnaM

Alfredo Henriques on March 15, 2013

Brasília é um tratado de arquitectura confirmado pelas suas fotos Amigo Rubens, lk

Abraço, Alfredo

Jesus Municio on March 15, 2013

Un espectáculo de reflejos en este espejo curvilíneo que nos muestras Fv+LK. Un abrazo de tu amigo. Jesús

Ernandes C Santos on March 18, 2013

Imagem preciosa e fascinante, trabalho belíssimo e magnífico, Muito boa, Gosto das suas fotos, Obrigado por compartilhar, sinto-me honrado em comentar suas fotos, parabéns...L I K E...Desejo muita paz e saúde...."Ame a vida e os bons amigos, pois a vida é curta e os bons amigos são poucos."....Um abraço, do seu Amigo Ernandes...Saudações calorosas de São Paulo - Brasil

Paulo Yuji Takarada on March 22, 2013

É uma visão espetacular do reflexo, parabéns pelo precioso registro. F3 Saudações e tenha um excelente fim de semana, de Dourados - Mato Grosso do Sul - Brasil

lizab on March 25, 2013

Reflexos tão bonitos, valorizados pelo intenso azul dos céus do cerrado, gostei!!

Takimirimo on April 6, 2013

Great composition and very nice reflections. L. Greetings, Anna

Guizel J.c on May 10, 2013

Fantastic

YS & LIKE

Abraço-J.C

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Photo taken in Procuradoria Geral da República - SAF Sul, Quadra 4,Conjunto C - Setor de Administração Federal Sul, Brasília, Asa Sul, Brasília - Federal District, 70050-900, Brazil

Photo details

  • Uploaded on March 14, 2013
  • © All Rights Reserved
    by Rubens Craveiro

Groups