Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, Viana

Selected for Google Maps and Google Earth

Situada na localidade de Araçatiba, a Igreja Nossa Senhora da Ajuda foi construída pelos jesuítas no século XVIII, fazendo parte do conjunto de edifícios da antiga fazenda Araçatiba, constituída pela residência, engenhos, senzalas e oficinas. Desse conjunto, restam somente a Igreja e as ruínas da residência. Tombada pelo IPHAN, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda hoje está sob a. responsabilidade da Cúria Metropolitana de Vitória.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=DhetG3rZr8c

Show more
Show less
Save Cancel Want to use bold, italic, links?

Comments (6)

Elton Correa da Silv… on March 16, 2013

A distância entre essa igreja e as ruínas no rancho forte é 12 km em linha reta. Acho que eles deveriam subir em algum morro próximo para fazer as comunicações com as tochas na época do Brasil colônia.

Jorge Rodrigues on March 16, 2013

Você deve ter percebido que a cerca de 1 km da igreja (Sede da Fazenda Araçatiba)há um morro, cuja elevação aproxima-se dos 70 m. Seguindo então em linha reta, observa-se que a maior elevação até as ruínas é o próprio morro do Rancho Forte. Entretanto, há uma controvérsia sobre o assunto. Segundo o site Morro do Moreno, havia uma suposta capela do Jaguarussu que ficava em Camboapina. Exatamente ali que seria o ponto de contato não só com o Convento, mas também com o Morro da Fonte Grande. A meu ver, este sistema de comunicação "entre tochas" devia se ligar com outros pontos também.

Elton Correa da Silv… on March 16, 2013

A 01 km existe um morro de mais de 30 metros de altura. Fica ao sul.

Jorge Rodrigues on March 16, 2013

Não tinha reparado esse mais ao sul. Boa observação. Agora a dúvida que fica é em relação a essa Capela Jaguarussu. Talvez ainda exista alguma ruína desta igreja em Camboapina.

jecerezoortiz on September 23, 2013

Olá Trabalho na Editora Base em Curitiba, com livros didáticos. E estamos realizando um projeto de Regional de História do Espírito Santo, em uma parte o autor fala sobre fazendas jesuítas, e fala sobre a Igreja de Araçativa, precisamos de uma imagem, e a sua é ótima. Você nos autoriza a usá-la? O crédito será devidamente informado. aguardo retorno pelo e-mail jessica.ortiz@baseeditora.com.br

Jorge Rodrigues on October 2, 2013

Olá! Podem usar as fotos da igreja de Araçatiba como quiserem. Como eterno amante da história peculiar do meu Estado, fico por demais lisonjeado em poder contribuir, de alguma forma, para a divulgação desta terra.

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Photo details

  • Uploaded on March 15, 2013
  • © All Rights Reserved
    by Jorge Rodrigues
    • Camera: SONY DSC-W110
    • Taken on 2013/03/13 18:28:13
    • Exposure: 0.020s (1/50)
    • Focal Length: 5.35mm
    • F/Stop: f/2.800
    • ISO Speed: ISO125
    • Exposure Bias: 0.70 EV
    • No flash

Groups