Panoramio is closing. Learn how to back up your data.

Procuradoria Geral da República - reflexo. Ponte JK à Dr, no horizonte (Melhor ampliar), Brasília

Procuradoria Geral da República, PGR, em Brasília, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1995 e inaugurada em 2002. Contrário a preferência do arquiteto pelo concreto armado este conjunto, construído com quatro edifícios em pele de vidro, aproximou o arquiteto do pós-modernismo.

Com uma área total de 71.873,73 m², O conjunto agrupa seis blocos circulares interligados por passarelas e pelo subsolo e o Bloco F, linear, com a frente em pelo de vidro denominado Bloco de Apoio, destinado a Serviços Gerais/Manutenção.

Na foto acima temos, em pele de vidro, o Bloco A, refletindo a paisagem, com 17.809,46 m² Prédio Gabinetes, com oito pavimentos (inclusive térreo e mezanino) e a passarela superior, vistos do Bloco B, este com 17.809,46 m² Prédio Funcionários, com oito pavimentos (inclusive térreo e mezanino). Na paisagem que se prolonga à direita podemos ver, também, a Ponte JK, melhor observada com a foto ampliada.

Na foto anterior a Ponte Jk está mais próxima, sob o mesmo ângulo.

O Bloco A, desafia as concepções tradicionais de estruturas: um único pilar central, de concreto, apoia a grande estrela de oito pontas e oito tirantes, presos a essa estrutura (veja o topo do edifício), suportam o peso do Bloco A, que está literalmente "pendurado" na estrela. Essa solução elimina todos os pilares no pavimento térreo e, assim, o prédio parece flutuar. (amplie o mapa ao lado). Essa estrela funciona ainda como uma rosa dos ventos, pois aponta, também, para os pontos cardeais e colaterais (lembrete de Rubens Rebouças). Mais detalhes na dissertação de “mestrado em arte” de Tsuruko Uchigasaki, às Pag 14 e 78.

A construção foi realizada entre 1996 e 2002 e, pela concepção arquitetônica arrojada, o conjunto demandou soluções de alta complexidade na área estrutural e nas instalações prediais.

                     ●▬▬▬▬۩☆☆۩▬▬▬▬●

A Ponte JK, situada em Brasília, no Lago Paranoá, inaugurada em 15Dez2002, na gestão do Governador Joaquim Roriz, rapidamente se tornou mais um ícone de Brasília, estampado em cartões postais. Sua estrutura tem 1200 m de comprimento de travessia total, 24 m de largura com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento e duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres, com 1,5 m de largura.

A estrutura da ponte tem quatro apoios com pilares submersos no Lago Paranoá e os três vãos de 240 m são sustentados por três arcos assimétricos, localizados em planos diferentes, com cabos tensionados de aço, colocados de forma cruzada.

O arquiteto da obra, Alexandre Chan, recebeu em 2003 a Medalha Gustav Lindenthal, outorgada pela Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, EUA. A ponte também foi a vencedora do Prêmio ABCEM 2003 – Melhores Obras com Aço do ano, na Categoria Pontes e Viadutos, outorgado pela Associação Brasileira da Construção Metálica.

Mais detalhes em Wikipedia

Show more
Show less

Photo details

  • Uploaded on March 24, 2013
  • © All Rights Reserved
    by Rubens Craveiro