De 910 a 928 e em 1170 Canterbury (Cantuária) a saga de uma emigração (Tomić)

Selected for Google Maps and Google Earth

O sobrenome Tomich As pessoas com este nome de família são tipicamente de etnia croata. As fontes históricas dizem que eles vieram de quatro áreas diferentes: Bósnia Média, Kosovo Polje (Kosovo), cidade bósnia de Tomislavgrad ou a cidade croata de Imotski. Existem também alguns sérvios, da área de Ogulin, que apresentam este sobrenome.

Assim, o sobrenome Tomić (Tomich) é relativamente comum na Croácia e na Sérvia, cuja origem parece ser a formação de um patronímico a partir dos nomes Toma ou Tomo, ou de uma forma abreviada de Tomislav, que é um nome híbrido composto do nome latino Thomas mais o elemento eslavo “–slav” que significa glória.

É preciso ter em mente que outra palavra semelhante, com um significado diferente, também pode ser uma raiz para este sobrenome e algumas outras variantes de sobrenome. É a palavra da língua croata antiga “tomiti” (atenuar, abafar, sufocar) a partir do qual o nome muito comum Tomislav pode ter sido derivado. A referência ao nome Tomislav faz sentido por ter sido este o nome do primeiro rei que definiu o território croata, assumindo grande importância na formação da identidade nacional, tendo governado no período de 910 a 928, primeiro como Duque (dux Croatorum) da Croácia em 910 - 925, tornando-se então o primeiro Rei (rex Croatorum) do Reino Croata em 925 - 928.

Ainda que as origens anteriormente apresentadas sejam possibilidades com razoável justificativa, os estudos sobre a formação dos sobrenomes apontam a origem seguinte como a mais plausível.

Registrado em mais de duzentas variações da forma de grafar, como as formas britânicas Tomas e Thomas, as italianas Tommasi e Toma, as germânicas Thom, Thomas, Thoma, Thumm e Thome, a eslava Tomascheck, a russa Fominov, as bielo-russas Tomich e Khomich, a sueca Thomasson, a grega Thomas, as latinas Tomas ou Toma e muitas outras, o nome é de origem aramaica e significa “gêmeo”, sendo derivado do nome do apóstolo de Cristo, São Tomé.

O nome era bastante comum no mundo cristão, mas apenas como nome de religiosos, no período anterior ao renascimento religioso e às Cruzadas realizadas para libertar a Terra Santa nos séculos XI e XII. A popularidade do nome por toda a Europa, desde a Espanha até a Rússia, se deve em parte à influência das Cruzadas, principalmente após a morte de Thomas Becket (São Tomás de Cantuária), Arcebispo de Canterbury (Cantuária), na Inglaterra, em 1170. São Tomás é venerado como santo e mártir pela Igreja Católica e pela Igreja Anglicana. Envolvido num conflito com o rei Henrique II da Inglaterra pelos direitos e privilégios da Igreja, foi assassinado por seguidores do rei na Catedral de Cantuária.

Os primeiros exemplos do sobrenome observados em listas e registros do período medieval incluem: Richard Thome de York, Inglaterra, em 1293; Walter Thomas de Warwickshire, Inglaterra, em 1301, e Dieter Thumm de Wolfschlugen, Alemanha, em 1327.

Com o passar dos séculos, os sobrenomes sofreram alterações e adaptações a cada localidade, resultando em variações acentuadas em relação à grafia original.

Especificamente quanto à Croácia, aquele país formalizou o seu alfabeto por volta de 1850. Os croatas que emigraram, dependendo das circunstâncias em que ocorreu a emigração e da localidade de onde saíam, tiveram seus nomes modificados nos passaportes. O nome de uma pessoa pode ter sido modificado e adaptado à língua austríaca (alemão), húngara ou italiana. Adicionalmente, ao chegar ao país de destino, o nome pode ter sofrido novas alterações para ser adaptado à língua local.

O sufixo -ić (-ich) é um diminutivo eslavo, com a função original de formar patronímicos. Assim, o nome Tomić (ou Tomich) significa o pequeno filho de Tomé. Numa interpretação ou tradução mais livre, significa filho de Tomé ou descendente de Tomé.

Show more
Show less
Save Cancel Want to use bold, italic, links?

Comments (116)

Jurek Adamski on November 4, 2013

Świetny kadr. L

votoja cz on November 4, 2013

Belle cathédrale, très bonne photo - LIKE - merci de votre visite - salutations de Bohême - Jaroslav

WINGEGUE on November 6, 2013

A great church! L Greetings Günter.

HankaW on November 7, 2013

Great architecture. LIKE. Greetings, Hanka

Dieter Hockertz on November 9, 2013

Wonderful church.

like

Best regards Dieter

*Delfina* on November 25, 2013

Very beautiful capture!

❀♥ Like! ♥❀

Best wishes, Mira

ganzilotomich, on November 26, 2013

Obrigado,

Delfina ,

Dieter Hockertz ,

HankaW ,

WINGEGUE,

votoja - CZ ,

Agradeço a todos pela participação

João Paulo Coutinho on November 27, 2013

Bela foto.LIKE

Boris_2105 on November 30, 2013

Excellent! Like.

With best wishes from Latvia,

  • Boris. *
ganzilotomich, on November 30, 2013

Obrigado,

boruh,

João Paulo Coutinho,

Agradeço a todos

© truskawka on December 3, 2013

Excellent shot. L

truskawka

Marisol Matarredona on December 7, 2013

Very nice composition, wonderful photo! LIKE Saludos desde España

►BOGDAN◄ on December 29, 2013

Like.

Happy New Year 2014

Bogdan

Lucho_G on April 9

Buena captura ganzilotomich,
Like, Saludos desde Argentina. Lucho

iflbo on June 2

Excellent shot, beautiful image „Lk„ .Best regards, iflbo

ganzilotomich, on June 9

Obrigado,

© truskawka,

Marisol Matarredona,

►BOGDAN◄,

Lucho_G,

iflbo,

Agradeço a todos

Sign up to comment. Sign in if you already did it.

Photo taken in The King's Mile, Canterbury, Canterbury, Kent CT1, UK

Photo details

  • Uploaded on August 31, 2013
  • © All Rights Reserved
    by ganzilotomich,
    • Taken on 4501/01/01 00:00:00

Groups