Panoramio is closing. Learn how to back up your data.
Marcelo Helal
29
photos
27
on Google Maps
views
« Previous12Next »

Marcelo Helal's conversations

Imponente e Majestosa

Na imagem observamos as adaptações na avenida para receber o trafego; até o final dos anos noventa boa parte dos veículos condutores de passageiros passava na Rua da Paz e em frente ao Largo de Nossa Senhora do Carmo, os ônibus foram retirados de circulação desta parte do centro histórico devido seu peso que estava abalando as estruturas dos casarões antigos. Um abraço a todos!!! Marcelo Helal.

Reedificado em 1772, pelo capitão-general Joaquim de Melo e Póvoas, com o material da demolição da Casa dos Jesuítas em Alcântara. O casarão passou por varias reformas, inclusive no governo do coronel Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias). Em 1926 o Governador José Maria Magalhães de Almeida encontrou o prédio “quase em ruínas” mandou fazer importantes obras, desde canalização de esgotos até aquisição de roupa de cama e mesa, modificação da fachada para estilo neoclássico e colocação de dois leões à entrada, os quais acabaram dando-lhe nome de Palácio dos Leões. Um abraço a todos!!! Marcelo Helal.

Pedra da Memória (homenagem a sagração de D. Pedro II)- As obras de construção do guarda corpo que contorna a avenida foi iniciada em julho de 1841 juntamente com os festejos em honra a sagração de D. Pedro II. A imagem apresenta em segundo plano o Palácio do Governo (atual Palácio dos Leões).

Desde o inicio sempre foi considerado o largo mais belo da cidade, conhecido também como Praça Gonçalves Dias, em homenagem ao poeta nascido próximo ao município de Caxias em 10 de agosto de 1823, faleceu no naufrágio do “Ville de Boulogne”, próximo a baía de Cumã, em 3 de novembro de 1864. Um abraço a todos!!! Marcelo Helal.

Benedito Leite governador do Maranhão de 1906 a 1908, no centro da praça uma estátua em sua homenagem obra do escultor francês E. Decorchemont, na base uma placa com trecho de um discurso dizendo: “1908. Quando Governador: prefiro cortar a mão a assinar a supressão da Escola Normal ou da Modelo”. (por isso a estátua não tem a mão direita). Um abraço a todos!!! Marcelo Helal.

Nesta imagem mostramos o Rio Anil como um limite natural entre a nova arquitetura e parte do acervo arquitetônico de São Luis, o ângulo da foto nos mostra a homogeneidade dos casarões e solares no centro histórico. Um abraço a todos!!! Marcelo Helal.

A partir de 1762 passou a ser a Catedral do Bispo, sofreu varias reformas e em 1922 foi construída uma nova fachada no estilo neoclássico acrescentado a outra torre. No interior podemos destacar a o altar-mor e a essência da arquitetura representativa “O Barroco” refletindo o simbolismo litúrgico. Um abraço a todos!!! Marcelo Helal.

Jardim do Palácio dos Leões, estilo modernista que surgiu no Brasil nos anos 20, ganhando força a partir da Semana de Arte Moderna de 1922 realizada em São Paulo. Um abraço a todos!!! Marcelo Helal.

Em 1926 o Governador José Maria Magalhães de Almeida encontrou o prédio “quase em ruínas” mandou fazer importantes obras, desde canalização de esgotos até aquisição de roupa de cama e mesa, modificação da fachada para estilo neoclássico e colocação de dois leões à entrada, os quais acabaram dando-lhe nome de Palácio dos Leões. Um abraço a todos!!! Marcelo Helal!!!

« Previous12Next »

Friends

  • loading Loading…

 

Marcelo Helal's groups