LUÍS A. D. LIBERAL
photos
on Google Maps
views
>NOME COMPLETO: Luís Aníbal Dias Liberal > NATURALIDADE: Macedo de Cavaleiros > DISTRITO: Bragança > PAÍS: PORTUGAL > RESIDÊNCIA: Mirandela > PROFISSÃO: Engº Técº Agrário > PASSATEMPOS: Radioamadorismo, Internet, Fotografia, Viagens e Pesca desportiva > CONTACTO: liberal.luis@sapo.pt

LUÍS A. D. LIBERAL's conversations

ÁRVORE CLASSIFICADA DE INTERESSE PÚBLICO - DR nº 54 2ª Série de 4 de Março de 2000. Altura Total - 14 metros. Perímetro a 1,30 m. - 12,8 m. Diâmetro Médio da Copa - 17 m. Idade Provável - Milenar. A "Castanheira", como é conhecida esta árvore milenar, monumento natural da Terra Fria, permanece, testemunhando com serenidade e imponência o tempo que em eras se desdobra...(Elementos retirados da placa que se encontra no local)

O Centro de Interpretação da Natureza do Parque Natural de Montesinho está alojado na denominada Casa da Vila, um edifício construído em 1930 pelo tenente Horácio de Assis Gonçalves, secretário particular de Oliveira Salazar. A edificação da casa foi realizada aproveitando-se uma parte sul da muralha do castelo de Vinhais e a Torre Este da muralha medieval situa-se dentro da propriedade, tendo sido adaptada para uma capela particular devota de N.ª Sra. da Conceição.(Texto retirado do site: "TURISMOVINHAIS")

A todo aquele que passa/E bebe aqui d'esta água/Deus lhe dê a sua graça/E o livre de toda a mágoa.

O maior do Mundo, certificado pelo GUINESS WORLD RECORDS é uma homenagem a todos os produtores de castanha do concelho de Vinhais. Inaugurado, em 1 de Novembro de 2007, pelo Sr. Presidente da Câmara Dr. Américo Pereira.

Neste edifício funcionaram os Paços do Concelho e a Cadeia Municipal até final do Séc.XIX.

Na padieira tem a data de 1723.

FOI BENZIDA NO DIA XV DE OUTUBRO DE MCMCVI POR SUA EX. REV. O SR. D. ABILIO VAZ DAS NEVES BISPO DE BRAGANÇA E MIRANDA.

O Penedo dos Três Reinos (ou Frágua dos Três Reinos) é uma elevação com 1025 metros de altitude, integrada no sistema montanhoso da serra de Marabón, e que era a tríplice fronteira entre os três antigos reinos medievais de Portugal, Leão, e Galiza, donde o seu nome. O penedo situa-se na fronteira entre a freguesia de Moimenta, no concelho de Vinhais, o concelho de A Mezquita, na província de Ourense (Comunidade Autónoma da Galiza) e o concelho de Hermisende, na província de Zamora (Comunidade Autónoma de Castela e Leão). No penedo existem três cruzes esculpidas, cada qual voltada para o seu reino e no alto do penedo está o marco de delimitação de fronteiras com o número 350 que divide os "Três Reinos". Embora hoje em dia os três reinos a que o nome da frágua alude já não existam (Portugal tornou-se uma república, e a Galiza e Leão foram integradas no reino de Espanha), a sua velha e secular designação manteve-se inalterada.

Foi inaugurado em 5 de Julho de 2008.

http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=237&id=10312&idSeccao=2208&Action=noticia#.U7k3-rEmVxE

« Previous12345678...4950Next »

Tags

Friends

  • loading Loading…

 

LUÍS A. D. LIBERAL's groups