LUÍS A. D. LIBERAL
photos
on Google Maps
views
>NOME COMPLETO: Luís Aníbal Dias Liberal > NATURALIDADE: Macedo de Cavaleiros > DISTRITO: Bragança > PAÍS: PORTUGAL > RESIDÊNCIA: Mirandela > PROFISSÃO: Engº Técº Agrário > PASSATEMPOS: Radioamadorismo, Internet, Fotografia, Viagens e Pesca desportiva > CONTACTO: liberal.luis@sapo.pt

LUÍS A. D. LIBERAL's conversations

Este aqueduto atravessa a estrada e o Parque do Império. Conduz, na parte final, as águas provenientes do Vale da Azenha até ao Rio Tua.

Igreja românica de planta composta por nave longitudinal e capela-mor quadrangular. Tem uma sacristia adossada a norte. Os volumes desenvolvem-se em dois corpos bem proporcionados sendo o da capela-mor mais alto. É do séc. XIII a época provável da sua construção. Datam de 1584 as pinturas que ladeiam o arco triunfal, sendo a restante decoração interior de retábulos e pinturas de estilo barroco.

(Elementos retirados da placa, junto à Igreja, da D.G. dos Edifícios e Monumentos Nacionais)

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982

Na padieira da porta está uma inscrição com a data de 1707.

Faz hoje, 07-12-2013, cinco anos que se deu início aos percursos pedestres em Mirandela. O primeiro que se realizou foi Mirandela/Vale de Lobo. Este percurso de Pequena Rota é linear e tem a extensão de 8,6 km. Tem início no largo da aldeia de Vale de Lobo e termina na cidade de Mirandela, junto ao Nicho de S. Sebastião. Faz parte da rede de Percursos Pedestres do concelho de Mirandela e está registado e homologado pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portugal. Antigamente, este caminho era percorrido pelas pessoas da aldeia que se deslocavam a Mirandela. Nas festas da Sª do Amparo, algumas pessoas percorriam o caminho descalças levando os sapatos na mão para os não estragarem. Ao chegarem a este local limpavam os pés com um pano, calçavam os sapatos e seguiam para a festa. Semanalmente faziam este percurso com burros carregados de lenha que vendiam aos proprietários das padarias de Mirandela.

AOS HERÓIS DE CHAVES QUE SE BATERAM PELA PÁTRIA E PELO SEU IDEAL. 8 DE JULHO 1912-2012

Homenagem da Câmara Municipal de Mirandela e do Moto Club de Mirandela a todos os Motociclistas.

Por cima da porta pode ler-se a seguinte inscrição: "LOUVADO SEJA O SANTISSIMO SACRAMENTO. AMEN. ESTA CAPPELA DE S. MIGEL FOI REDEFICADA DE NOVO COM ESMOLLAS DOS DEVOTOS DE S. CAETANO, SENDO ABBADE MARTIM VELHO BARRETO - ANNO DE 1697.

Ruínas da capela. Entre o muro e a traseira da capela, numa nesga de terreno, ficava o cemitério. O muro de delimitação do cemitério e da capela está intacto.

2 moinhos. Trabalhavam em cascata. A água que fazia trabalhar o de cima era aproveitada e conduzida por um canal talhado em granito para o de baixo de forma a fazê-lo trabalhar.

Tags

Friends

  • loading Loading…

 

LUÍS A. D. LIBERAL's groups