LUÍS A. D. LIBERAL
photos
on Google Maps
views
>NOME COMPLETO: Luís Aníbal Dias Liberal > NATURALIDADE: Macedo de Cavaleiros > DISTRITO: Bragança > PAÍS: PORTUGAL > RESIDÊNCIA: Mirandela > PROFISSÃO: Engº Técº Agrário > PASSATEMPOS: Radioamadorismo, Internet, Fotografia, Viagens e Pesca desportiva > CONTACTO: liberal.luis@sapo.pt

LUÍS A. D. LIBERAL's conversations

A antiga villa de Paçó (ou Paçô) de Vinhais teve carta de foral dada por D. Dinis, em 1310, e foral novo de D. Manuel, de 1512. O concelho foi extinto em 1836, e integrado em Vinhais, do qual é actual freguesia. Conserva ainda o seu pelourinho, levantado num largo do lugar de Paçó. Este monumento foi destruído em data incerta, mas seguramente após a extinção do concelho; estava ainda desmantelado em meados do século XX, já que em 1945 um seu fragmento é identificado no Museu de Bragança. Também não se conhece a data da reconstrução que hoje se pode ver, feita com recurso evidente a peças de factura moderna, para além dos elementos aparentemente originais que constituem a peça de remate.

Tendo sido desactivado hoje alberga o Quartel da GNR.

Nesta casa encontra-se instalada a sede do Clube Penafidelense de Automóveis Antigos.

Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde. Está instalado no antigo Paço Episcopal.

Esta casa pertenceu à família Cabral, Morgado era apenas o nome que chamavam ao meu bisavô por ser filho único. Nesta casa nasceu o meu pai, Hilário Rolando Cabral Fragoso no dia 13-03-1915.

Por cima da padieira da porta encontra-se um brasão com as armas de Portugal.

Há símbolos insculpidos na padieira da porta.

Na padieira da porta estão insculpidos alguns símbolos.

Este viaduto liga o Alto da Andorinha (Parada de Cunhos)a Constantim (via Folhadela),sobre o Rio Corgo. É muito comprido e alto na sua cota máxima, como se vê na foto pela altura das colunas. Construído em betão armado pré-esforçado cujo tabuleiro é suspenso ao longo de três vãos na travessia do vale do Corgo, através de tirantes pré-esforçados, num comprimento total de 570 m. Tabuleiro suspenso realizado por aduelas «in situ». Os mastros têm os seus topos a 290 m acima do fundo do vale. Os restantes vãos da ponte são, em geral, de 60 m e a sua construção foi realizada através de vigas de lançamento.

Esta estátua pretende adorar a Mulher em todo o seu esplendor.

Tags

Friends

  • loading Loading…

 

LUÍS A. D. LIBERAL's groups