LUÍS A. D. LIBERAL
photos
on Google Maps
views
>NOME COMPLETO: Luís Aníbal Dias Liberal > NATURALIDADE: Macedo de Cavaleiros > DISTRITO: Bragança > PAÍS: PORTUGAL > RESIDÊNCIA: Mirandela > PROFISSÃO: Engº Técº Agrário > PASSATEMPOS: Radioamadorismo, Internet, Fotografia, Viagens e Pesca desportiva > CONTACTO: liberal.luis@sapo.pt

LUÍS A. D. LIBERAL's conversations

O portal em arco quebrado, com duas arquivoltas assentes em impostas despidas de decoração. Por cima da porta surge uma zona reentrante, marcada por fina moldura de volta perfeita, que alberga no seu interior uma estrela de seis pontas sobre um pequeno triângulo invertido, ladeado por dois óvulos.

Camilo António de Almeida da Gama de Lemos de Mendonça, nasceu em Vilarelhos, a 23 de Julho de 1921 e morreu em Oeiras, a 5 de Abril de 1984. Engenheiro Agrónomo de formação, político e dirigente cooperativo que se notabilizou como o principal impulsionador da construção do Complexo Industrial do Cachão, um empreendimento agro-industrial que contribuiu para revolucionar a agricultura tradicional do nordeste de Portugal.

Na placa está escrito o seguinte: A JOAQUIM CÂNDIDO DE MENDONÇA. Nasceu em Vilarelhos em 1883. Aqui deu a vida para salvar a de outrem, em 27-9-1910. HOMENAGEM DESTA POPULAÇÃO NO 50º ANIVERSÁRIO DA DA SUA MORTE.

Foi construída em 1594.

Neste edíficio funcionam as instalações da Junta de Freguesia.

No piso do rés do chão a que correspondia a cadeia vê-se a janela com grade.

Ponte sobre o Rio Sabor que dá passagem ao IP2. A Ponte Velha já está quase submergida pela água da Barragem do Sabor que fica a umas centenas de metros a jusante.

Este é o 2º Estádio Nacional de Portugal. O terreno foi terraplanado pela Câmara Municipal e o Senhor Presidente da Junta de Freguesia da altura (José António Ventura) mandou fazer esta estrutura e colocou a placa com os seguintes dizeres: "ESTÁDIO NACIONAL DE BARCEL. FEITO EM 1983 POR C. M. DE MIRANDELA". O campo é atravessado por um caminho.

O "Boi do Povo" era um animal comunitário, tratado e alimentado por toda uma comunidade, que depois representava essa aldeia nas chegas de bois. Apesar de os últimos anos terem ditado praticamente o fim do "Boi do Povo", as pessoas continuam a "identificar-se com o boi da sua aldeia.

Tags

Friends

  • loading Loading…

 

LUÍS A. D. LIBERAL's groups