LUÍS A. D. LIBERAL
photos
on Google Maps
views
>NOME COMPLETO: Luís Aníbal Dias Liberal > NATURALIDADE: Macedo de Cavaleiros > DISTRITO: Bragança > PAÍS: PORTUGAL > RESIDÊNCIA: Mirandela > PROFISSÃO: Engº Técº Agrário > PASSATEMPOS: Radioamadorismo, Internet, Fotografia, Viagens e Pesca desportiva > CONTACTO: liberal.luis@sapo.pt

LUÍS A. D. LIBERAL's conversations

Recordo-me muito bem deste aspecto da Rua do Trinta. Nestas últimas casas morava a familia "Bagueixe". Ao fundo deste quarteirão no cruzamento da rua que dava para o quintal do Dr. Olaio morava a Sra. Eduarda Barradas que vendia, à unidade, fruta num tabuleiro que transportava à cabeça pelas ruas da vila. Na mesma casa vivia a sua filha, D. Otelinda casada com o Sr Barroso, viajante de uma casa de ferragens do Porto, que mantinha uma grande amizade com o meu sudoso pai e a sua mãe que era a pessoa mais velha da vila e com uma idade que ultrapassava em muito os 100 anos. A seguir a esta casa morava o Sr. Fernando Granjo pai do Zé Granjo meu companheiro de escola, fomos às "sortes" no mesmo ano e com quem mantenho uma relação de amizade apesar de nos vermos com pouca frequência. Do outro lado da rua e começando junto ao cemitério morava a família Soares. Ele era sapateiro e ela fazia trabalhos de parteira. Eram pais ou avós do Soares (Zarizeiro) que foi carteiro, figura tipica da Vila e grande tocador de realejo. Mais em cima morava a família Procópio pais do António e do Zé que foram taxistas na praça de Macedo. Também moravam deste lado da rua duas prostitutas famosas, a Ana Evarista e o Plão.

A Ponte Nova da Portela, que dá passagem ao IP2, foi construída para substituir a Ponte da Portela que vai ser submersa por uma das albufeiras do aproveitamento hidroeléctrico do Baixo Sabor. Este será constituído por dois escalões. A albufeira criada pelo escalão de Montante estende-se ao longo de 60 km, desde a zona da barragem até cerca de 5,6 km a jusante da confluência do rio Maçãs com o rio Sabor, ocupando áreas dos concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros. A albufeira criada pelo escalão de Jusante, com uma extensão de cerca de 9,6 km, ficará compreendida entre as duas barragens, localizando-se no concelho de Torre de Moncorvo. É esta última que irá submergir a Ponte da Portela.

Tem aqui uma "Viagen a Portugal" muito mais completa que a de Saramago, sobretudo no Norte. É impressionante o registo que tem feito de tanta coisa que está a desaparecer. Parabéns.

Voltarei em breve para me deliciar com as suas viagens pelos recantos e encantos deste país.

Cumprimentos. Filipe Antunes.

Cena fantástica e irrepetível.

Belíssimo registo histórico.

Saúde. Filipe Antunes

Belo registo. Anos 60?

Cumprimentos. Filipe Antunes

José Carlos Dias - diascj@gmail.com

A minha Bisavó M.ª de Jesus Cabral nasceu em Mascarenhas, Quinta de Paradela, no ano de 1880, numa casa com grande varanda de pedra (?). Já seu Pai, António de Jesus Cabral, era aí nascido, e ela mesma teve filhos, meus tios avós, que também aí nascidos, algum deles falecido ainda em criança, terá sido aí mesmo enterrado, em pequena capela (?). Será que se pode tratar desta casa, alguém me pode facultar alguma informação? Obrigado.

No capitel está inscrito o seguinte: "Antes e depois da sua primeira viagem à India Vasco da Gama veio rezar à Senhora da Nazaré".

Alberga hoje a Casa da Cultura, o Posto de Internet gratuito e a Junta de Freguesia.

« Previous12345678...4950Next »

Tags

Friends

  • loading Loading…

 

LUÍS A. D. LIBERAL's groups