C.Machado
86
photos
63
on Google Maps
views

C.Machado's conversations

Pays.** / Exceptionnel.. , dans ce " Domaine.." - Merci.. du Partage

Esta fotografia da aldeia, submesrsa, de Vilarinho das Furnas, foi obtida através de um quadro existente num café em Chorense.

Este orgão foi construído por encomenda para o mosteiro de Santa Maria de Bouro em 1798, por Manuel de Sá Couto, e retirado (roubado) por ordem régia em 1855 para o santuário do Bom Jesus do Monte, conforme se pode ver na seguinte nota retirada do livro (nota histórica sobre Provesende, sua Igreja e seu Orgão).

Nota Histórica sobre Provesende, sua Igreja e Órgão

Manuel de Sá Couto, com oficina junto à Ponte da Lagoncinha (Lousado, Famalicão), para além do novo órgão para a Capela da Ordem Terceira de S. Francisco do Porto (1801), restaurou ou construiu órgãos para11: Igreja de Creixomil, Barcelos (1795) Ermida de Nª Sª da Abadia, Amares (1798), Mosteiro Cisterciense de Stª Maria de Bouro, Amares (de 1798, colocado em 1855 no Santuário do Bom Jesus, Braga), Igreja Matriz de Barcelinhos (1798), Mosteiro de Grijó, Gaia (fim XVIII, início XIX), Igreja de Mafamude, Gaia (1800), Igreja de Nª Sª dos Remédios, Lamego (1810), Igreja de S. Victor, Braga (1816), Igreja do Mosteiro de Refojos, Ponte de Lima (1820), Igreja de Perafita, Matosinhos (1822), Igreja de S. Francisco, Ponte de Lima (1826).

C.Machado disse:

Foto antiga do Largo de Santa Maria de Bouro.Podem se ver algumas pequenas casas que outrora existiam no meio do largo e que serviam de abrigo aos carvoeiros e madeireiros que por aqui predominavam.Do outro lado vê-se a mala-posta e um conjunto de pessoas que provavelmente se apearam para retemperar o estômago em algum dos restaurantes que por aqui existiam, antes do regresso a suas casas.

Mala-Posta. Bouro Sta Maria era local de paragem obrigatória deste meio de transporte outrora muito usado. A meio caminho entre Braga e Gerês Bouro Santa Maria era paragem obrigatória para um momento de descontração e retemperança dos animais que puxavam as carroagens, bem como dos seus condutores e passageiros que rumavam às termas do Gerês, então muito em voga, para cura das mais variadas maleitas. Este momento era anciosamente aguardado por muitos curiosos e tarefeiros que aqui arranjavam maneira de angariar uns centavos a troco de alguns serviços.

Nesta Foto é possivel vêr os claustros tal como outrora foram, com soalho, e telhado. Por entre estas colunas por aqui caminhavam em silencio, fazendo as suas orações, os Monges Beneditinos e mais tarde os cistercienses.

Aspecto de um dia de mercado em Sta Maria de Bouro. Desde há muito tempo que por estas bandas se faziam feiras onde se vendiam produtos regionais.

Panorâmica de Sta Maria de Bouro (Foto antiga). Por esta altura ainda não se tinha feito a mudança do cemitério.Tambem se pode visualizar uma pequena casa junto ao mosteiro inexistente hoje em dia.

Rio Nava, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia.

« Previous123456Next »

Friends

  • loading Loading…

 

C.Machado's groups