cametaoara
146
photos
83
on Google Maps
views
Um geógrafo nascido em Cametá e que vem se interessando em estudar e divulgar a Microrregião de Cametá e os lugares que conhece, através do Blog cametaoara.blogspot.com.br

cametaoara's conversations

Lindas fotos!

Gostaria de fazer amigos na cidade de Cametá. Eu moro em Edmonton, no Canadá.

Benjamin Silverman benjooman@gmail.com

Great photo!

Excellent Gallery!

I like it! + Yes

Regards and best wishes,

Manol

Great photo!

Excellent Gallery!

I like it! + Yes

Regards and best wishes,

Manol

Arraial da Trindade no Mendaruçu- Cametá

Amigo Cal, concordo com você e compreendo que a pesca esportiva gera mais benefícios e sustentabilidade ... Soltar o peixe depois da pesca mata teoricamente de 1 a 3% deles. O que comprovadamente mata é a pesca como atividade extrativista que é a maioria ocorrida na Amazônia por ser não renovável.

Estive por quase tres anos no Rio Negro e lá os donos dos hotéis que faturam com a pesca esportiva bradam contra os pescadores ribeirinhos porque têm interesse na preservação do tucunaré para que possam incrementar os seus negócios.

Quando disse a você no comentário anterior que o Baixo Tocantins tem dimenções superiores à França, Portugal, Espanha e Alemanha juntos, repito a idéia para o Rio Negro que tem dimenções até superiores. E aí ? Cadê a fiscalização. Todos sabemos que a fiscalização isenta, despretenciosa, total e eficiente, se fosse possível, apenas ajudaria, mas o que poderia resolver seria a consciência de preservação adquirida pela educação acompanhada de alternativas de vida dígna para os pescadores, que deveria vir dos poderes públicos.

Os promotores da Pesca Esportiva do Rio Negro estão preocupados principalmente com o seu bolso e não com sustentabilidade ou com a vida dos Pescadores Amazônicos. Precisamos de pessoas que repensem um mundo que seja bom para todos e não para alguns poucos que se dizem defensores da natureza mas...muitas vezes defendem apenas os seus interessses!

Acredito que apesar de termos muitas pessoas com atitudes e espírito predador, ou por necessidade ou por ganância, temos muito mais pessoas com boas intenções como você que é um pescador esportivo e entende esse ato como mais sustentável, embora saibamos que a pesca esportiva não é tão inofensiva como é propagada, apenas citando como exemplo , o tucunaré, por ser um peixe grande e bravo, sofre muito com a pesca esportiva na luta para não morrer, pois, o pescador quer sempre um desafio! Existem também estudos para verificar se realmente todos os peixes soltos pelos pescadores esportivos realmente sobrevivem depois do trauma sofrido durante a sua captura, pois, depois disso, se não morrerem podem ficar doentes e passar a ser alvos mais fáceis dos botos e dos demais predadores como o homem.

Não entenda amigo minhas palavras como um discurso contra os pescadores esportivos ou quem quer que seja e em prol dos Ribeirinhos Amazônicos. Eu também, como você, sonho com um planeta melhor para todos. Esse debate só enriquece nossas idéias e...quem sabe não contribui para uma melhor solução para nossos problemas.

Boa Noite Cal

Possui cerca de 300 alunos. Atende estudantes do ensino fundamental dos Rios Tamanduá, Panité, Furtadinho, Ilha Grande de Furtados, Ilha Nova e Rapazinho. O transporte é exclusivamente via fluvial em pequenos barcos como o visto nesta foto.

oa ver esta foto lembrime da minhatia maria jose tia da lucia braga

Concordo, em Abril já vou voando pra lá. Quero comer mapará

O matapi, visto acima da foto, é uma armadilha construída artesanalmente com talas de jupati para pescar o camarão

Rio Mendaruçu-Cametá-PA, em frente a Igreja da SS Tindade

« Previous12Next »

Friends

  • loading Loading…

 

cametaoara's groups