Panoramio is closing. Learn how to back up your data.
duduts
20
photos
20
on Google Maps
views

duduts's conversations

È una piazza molto bella!

Parabens ao autor da foto.

Embora ela não contenha título a imagem fala por sí.

Olhando-a com um pouco de atenção e conhecendo um pouco da história deste lugar permito-me descrever algumas das razões dos meus parabens ao autor, que alías, acredito não conhece-lo pessoalmente, mas certamente temos algo em comum, nem que seja apenas a oportunidade deste encontro a partir desse registro fotográfico no sentido Oeste/Leste.

Voltemos a foto, partindo de sua parte inferior, vemos pela direita uma rua, com um leve declive chegando a uma construção, e a partir do lado esquerdo uma pequena cerca, um murro, residências e praticamente ao centro da imagem uma grande cruz junto a construção do final da rua descrita no início, e sobre ela tecerei outros comentários mais adiante.

Continuando o passeio pela foto observam-se construções, casas entre árvores e um vale que desdobra-se em dois, avistando-se bem ao fundo o topo de uma montanha apontando para o céu azul e suas brancas nuvens.

Fica a critério dos olhos mais atentos e a criatividade de cada um enxergar nas nuvens muito mais do que simples nuvens, como por exemplo, um carneiro, um berço de criança, uma pássaro gigante, um coelho, um anjo, enfim ... a lista é grande.

Voltemos agora a construção do final da rua mencionada no início do texto. Ela é a Igreja Matriz da Cidade de Arroio Trinta, povo de formação original essêncialmente católica.

Diferentemente da maioria das cidades, a igreja matriz de Arroio Trinta, dedicada a Nossa Senhora dos Campos, é até acanhada, nem parece uma igreja, diante da grandeza e suntuosidade dos templos existentes mundo a fora.

Ali, como pode ser observado na foto destaca-se a Cruz. Ela sim o símbolo da religiosidade dos Cristãos.

Agora voltando um pouco na história do tempo é possível lembrar, e até registros existem, que alí neste local existia sim um templo enorme para as dimensões da cidade, uma obra daquelas que orgulhava seus idealizadores e construtores e até provocava inveja e admiração das pessoas que passavam pelos caminhos da antiga Encruzilhada, que depois virou Arroio Trinta (http://www.arroiotrinta.sc.gov.br/)

Na década de 1970 o vigário que já estava na cidade a muitos anos e que certamente a quase todos conhecia, aconselhava, orientava e os conduzia no caminho da fé, da esperança e da religiosidade, decidiu que o enorme templo deveria ser demolido e em seu lugar outro construído, moderno dizia ele, mas pouco entendido por todos.

Quis ele, e a todos convenceu, que este templo deveria ter a sua frente uma enorme Cruz e preservadas todas as demais características do terreno e do seu entorno.

Pois bem, muitos debates, discussões, acirradas até, mas a obra foi construída com as características por ele, Padre Agostinho delineadas.

O tempo passou, mais de 30 anos já, e ela aí está como símbolo da religiosidade do seu povo, e principal ponto de encontro de sua população, quer seja nos atos religiosos semanais, nas cerimônias de batizados, casamentos, formaturas, e mais tantos outros, e principalmente nas ocasiões de despedida dos entes queridos que deixam a existência terrena para um outro lugar habitar, enquanto seu corpo para o cemitério vai.

Depois dele, Padre Agostinho, muitos outros vigários já passaram pela paróquia e certamente muitos outros haverão de passar, diversos arroiotrintense seguiram para uma vivência religiosa como Padres, Freiras, Pastores, Diáconos, e enfim orientando, e assistindo as pessoas na religiosidade e na fé independente da congregação que as acolhe, pois se o Deus é o mesmo para todos em todos os lugares está, a Cruz é o símbolo do Cristão, como entendia por modernidade o Padre Agostinho, e cujo obra continua se destacando no seio das construções de um povo que frequenta templos católicos, evangélicos, espíritas, budistas, e outros mais na aprendizagem e cultivo da fé, esperança, acolhimento e bondade.

Por tudo isso, muito obrigado pela oportunidade !

Friends

  • loading Loading…

 

duduts's groups