Oscar Braun
31
photos
26
on Google Maps
views
Geólogo, formado pela Escola de Minas de Ouro Preto, MG - UFOP - em 1961.
« Previous12Next »

Oscar Braun's conversations

Um esclarecimento geológico: NÃO EXISTEM VULCÕES NO BRASIL, NEM EXTINTOS MUITO MENOS ATIVOS! Infelizmente foi um geólogo incauto, num entusiasmo infantil, que inventou esta história de "vulcão de Nova Iguaçu". A montanha do Tinguá só tem uma silhueta semelhante a um vulcão. Não se deve confundir rocha vulcânica com vulcão. Essas rochas formaram-se em grande profundidade e são chamadas vulcânicas porque se originam no mesmo processo de formação dos vulcões. São rochas com mais de 30 milhões de anos que só se encontram na superfície depois da erosão ter desbastado nais de 5 mil metros de rochas acima delas. Para compreender o caso veja: (http://www.panoramio.com/photo/10419234) e (http://www.fgel.uerj.br/dmpi/HipostesVulcaoNovaIgua%E7u/)

Interessante essa construção. O que teria sido?

À sombra de uma frondosa paineira que floresce em todo princípio de Outono fica o restaurante da acolhedora Sra.Maria José e seus dois filhos e fiéis escudeiros, Felipe e Tiago. É uma típica casa mineira com seus saborosos e variados quitutes preparados pelo mestre Carlos que, além de competente “chef de cuisine”, “rótisseur” e “saucier” é um simpático anfitrião. Em breve será inaugurada nova casa do outro lado da rua.

Magnífica paisagem! Você daria permissão para utilizar esta foto em um artigo que estou preparando para a Revista da Escola de Minas de Ouro Preto?

Muito interessante! Estive aí muitas vezes, passando nessa estradinha, e não conheci este poço. Acredito que seja uma dolina como outras nesta região de calcários.

Parece que, enfim, o povo vai compreendendo a verdadeira história do maciço do morro de São João e dos outros semelhantes de Tanguá, Tinguá, Nova Iguaçu, Itatiaia, etc. Vide Google

Verdade! Esta e muitas outras espécies naturais do Brasil enfeitam nossas matas (hoje restos de matas), mas infelizmente não são cultivadas ordenadamente em nossos parques e praças como fazem outros povos mais desenvolvidos. E os brasileiros ficam se babando com as cerejeiras japonesas e os jardins europeus, quando poderiam deslumbrar o mundo se cultivassem como eles as belíssimas e abundantes plantas ornamentais da nossa flora. Imaginem o aterro do Flamengo no Rio de Janeiro ornamentado com acácias, ipês, quaresmeiras e os arbustos, trepadeiras e plantas herbáceas floridas. Nestes dias de fevereiro as paineiras, acácias e quaresmeiras estão florindo novamente nas margens do rio Piabanha. Mas ainda são poucas...

« Previous123Next »

Friends

  • loading Loading…

 

Oscar Braun's groups