Panoramio is closing. Learn how to back up your data.

Museu Arqueológico do Fundão

É no Solar Taborda d’Elvas Falcão, situado na zona histórica da Cidade do Fundão, na Rua do Serrão, artéria transversal àquela que é uma das mas antigas da urbe (a Rua da Cale), que se encontra o Museu Arqueológico Municipal José Monteiro. O edifício procede de uma casa do século XVI, de escadaria frontal e balcão, ganhando uma compleição apalaçada no século XVIII. Nos projectos arquitectónicos e museográficos da sua readaptação a Museu Arqueológico procuraram respeitar-se a volumetria primitiva, a identidade da fachada e algumas estruturas emblemáticas conjugados com as exigências museológicas. O Museu, filia-se na unidade museal que, em 1942, José Monteiro fundou na então vila do Fundão e que volvidos mais de sessenta anos é de novo relançada. Trata-se de um espaço cultural único na Beira Interior, concebido e pensado para servir todos os públicos e satisfazer todos os interesses. O Museu tem várias valências sendo que a preocupação primacial foi a de lhe conferir um carácter didáctico para fruição global, dispensando especial atenção às camadas escolares, visitas e campanhas de escavação arqueológicas. Dispõem de uma sala de exposição permanente que reúne peças que permitem uma incursão cronológica por três grandes períodos: Pré-história (Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Calcolítico, Proto-história (Idade do Bronze e Ferro) e Período Romano (povoamento, quotidiano e epigrafia). Possui uma sala de exposições temporária, auditório, sala de conservação e restauro, biblioteca especializada em História e Arqueologia, espaço internet (Sala Universia) e cafetaria. É dotada ainda de uma equipa estudo, na vertente de arqueologia e possui estruturas editoriais de investigação, de que é expressão a revista Eburóbriga. É sobretudo uma entidade dinâmica de estudo e divulgação histórica e arqueológica onde são estabelecidas várias conexões ao nível da investigação, garantindo satisfazer qualquer tipo de público na fruição plena deste novo espaço museal, quer ao nível da oferta expositiva, bibliográfica, arquivística, informática ou de lazer.

Depois de ter recebido a Menção Honrosa na Categoria de ‘Melhor Museu’ em 2008, o prémio de melhor revista de museologia em 2010 e o prémio de melhores serviços educativos» (Extensão Cultural) em 2011 pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia, o Museu Arqueológico do Fundão passa agora a ser um dos museus mais premiados do país.

Estes galardões vêm reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Museu Arqueológico do Fundão em prol da formação da juventude escolar e académica, com parcerias que desenvolve com várias universidades portuguesas e espanholas, entre elas, Lisboa, Coimbra, Porto, Salamanca e Madrid. Com a malha escolar da região, mormente a Escola Secundária do Fundão, desenvolve vários projectos, havendo mesmo a leccionação de várias disciplinas no auditório desta entidade museológica. Por outro lado, os programas desenvolvidos pelo museu no âmbito do voluntariado, têm merecido grande apreciação nos meios museológicos nacionais, como exemplo de gestão de recursos na óptica da sustentabilidade e promoção cultural dos jovens.

Preçário: Até aos 12 anos – grátis Maiores de 12 – 1.5€ Horário: De Terça a Sexta das 10.00h às 12.30h – 14.00h às 17.00h Sábados e Feriados das 14.00h às 17.30h Encerra à Segunda-feira Duração da visita: máx. 45m Morada:
Rua do Serrão nº 13-15, 6230-418 Fundão Telef; 275 774 581 Fax. 275 774 582 geral@museuarqueologicofundao.com

Show more
Show less

Photo details

  • Uploaded on September 23, 2013
  • © All Rights Reserved
    by Pedro Mendonça
    • Camera: OLYMPUS IMAGING CORP. SP565UZ
    • Taken on 2012/05/17 08:48:02
    • Exposure: 0.003s (1/320)
    • Focal Length: 4.60mm
    • F/Stop: f/5.600
    • ISO Speed: ISO64
    • Exposure Bias: 0.00 EV
    • Flash fired